Logo
Regional

Viana do Castelo com 11 praias com Bandeira Azul, seis com Qualidade de Ouro e duas acessíveis

6 Julho, 2025 | 14:18
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.

Viana do Castelo volta, assim, a ser reconhecido pela qualidade ambiental das suas zonas balneares. Em 2025, onze praias do município foram galardoadas com a Bandeira Azul, seis Bandeiras com Qualidade de Ouro e duas praias acessíveis.

À semelhança do ano anterior, as praias de Ínsua, Afife, Paçô, Carreço, Norte, Amorosa Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva, vão hastear o reconhecido símbolo de excelência ambiental de Bandeira Azul. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa de educação para o desenvolvimento sustentável, coordenada em Portugal pela ABAAE, secção nacional da Foundation for Environmental Education (FEE). Este galardão visa distinguir zonas balneares, portos de recreio, marinas e embarcações que cumpram critérios exigentes nas áreas de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.

Este reconhecimento resulta da avaliação rigorosa de 30 entidades que compõem o júri nacional, representando o setor público e a sociedade civil, cuja participação é essencial para o bom funcionamento do programa.

Além das Bandeiras Azuis, seis praias de Viana do Castelo – Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte e Castelo do Neiva, – foram ainda distinguidas com o selo “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta distinção é concedida a praias cuja água balnear apresenta classificação “Excelente” nas últimas quatro épocas balneares e sem qualquer interdição ou aviso de desaconselhamento à prática balnear no último ano, de acordo com os critérios definidos pela Diretiva Europeia 2006/7/CE.

O concelho foi ainda reconhecido com dois Centros Azuis, estruturas de apoio localizadas junto às praias, dedicadas à promoção de atividades de educação ambiental com enfoque no Programa Bandeira Azul, nomeadamente o Centro de Mar localizado no navio Gil Eannes e o observatório do Litoral Norte, localizado na praia Norte.

No âmbito do programa nacional “Praia Acessível – Praia para Todos!”, as praias de Cabedelo e Carreço foram também galardoadas, reafirmando o compromisso de Viana do Castelo com a inclusão e acessibilidade nas zonas balneares.

Estas distinções refletem o contínuo investimento do município na sustentabilidade, qualidade ambiental e promoção do litoral, consolidando Viana do Castelo como um destino de excelência para todos.

Durante o seu discurso, o Presidente da Câmara, acompanhado da Vereadora com o Pelouro do Ambiente, Fabíola Oliveira, lembrou que este é o resultado de “um trabalho e um esforço excecional de diversas entidades”, quer na limpeza, na manutenção, na segurança e vigilância. Este “momento simbólico” visou, de acordo com o autarca, “valorizar e agradecer o trabalho contínuo, de um ano inteiro, de diversas entidades”.

De lembrar que a época balnear, que decorre até 14 de setembro, conta com 33 nadadores-salvadores para garantir a segurança nas praias do concelho, vigiando 14 praias e unidades balneares. Para assegurar a segurança balnear, manutenção e recuperação de praias, o município investe praticamente meio milhão de euros. Para as juntas de freguesia, é atribuído também um apoio global de 40.000 euros para que as Juntas e Uniões de Freguesia desenvolvam ações de conservação, salvaguarda, reabilitação, requalificação, valorização ambiental e subsequente manutenção nos territórios com zonas ribeirinhas fluviais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 28 Dezembro, 2025

Galiza cria nova categoria para rotas culturais ligadas ao Caminho de Santiago

O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.

Regional 28 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra entrada em 2026 com festa inspirada nos Anos 20

Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe evento pioneiro de voleibol adaptado

Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.

Regional 28 Dezembro, 2025

Unidade Local de Saúde do Alto Minho celebra parto 1500 de 2025

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.

Regional 28 Dezembro, 2025

Crianças da freguesia de Miranda espalham “Uma Receita de Amor” pelos idosos do concelho

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.

Nacional 28 Dezembro, 2025

PSP e GNR contabilizam 15 mortos em acidentes rodoviários no Natal

A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.

Regional 28 Dezembro, 2025

Centro Social de Santa Marta viveu semana marcada pelo espírito natalício, solidariedade e emoção

O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.