A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 10 de julho, pelas 15h00, no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão do AgroSocial Lab, iniciativa integrada no projeto transfronteiriço AGROSOCIAL, cofinanciado pelo programa Interreg Espanha–Portugal.
Destinada a gestores, técnicos e agentes do setor agroalimentar, esta sessão pretende promover a reflexão e a o debate sobre os principais desafios atuais: sustentabilidade, digitalização e valorização das cooperativas como motores de desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios rurais.
O programa conta com a intervenção de três especialistas, são eles: Ana Teresa Oliveira (CISAS/IPVC) que apresentará os resultados do projeto europeu FEAST, destacando os comportamentos do consumidor português e tendências alimentares até 2030; Isabel Valín (CISAS/IPVC) que trará informações sobre projetos em curso que demonstram soluções digitais aplicadas, com dados sobre custos reais e retorno de investimento comprovado; e Cláudio Heitor (CONFAGRI) que abordará o papel das cooperativas na sustentabilidade do setor agroalimentar no Norte de Portugal, partilhando casos reais de sucesso e replicabilidade. O presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, fará a abertura da sessão.
Esta sessão insere-se no ciclo AGROSOCIAL LABS, que contempla a realização de nove eventos transfronteiriços. Estes encontros pretendem promover respostas concretas aos desafios de sustentabilidade e digitalização do setor agroalimentar, valorizar o papel da mulher na economia social agroalimentar e abordar a economia social face ao desafio demográfico.
A participação no AgroSocial Lab é gratuita, mas de inscrição obrigatória, devendo os interessados registar-se através do link:
Os lugares são limitados para garantir a qualidade da discussão.
O projeto AGROSOCIAL é desenvolvido por um consórcio alargado de entidades públicas e cooperativas de Portugal e Espanha. Para além da CIM Alto Minho, participam entidades como as diputaciones provinciales de Córdoba, Cáceres e Lugo, o IEDT – Instituto de Emprego e Desenvolvimento Socioeconómico e Tecnológico da Diputación Provincial de Cádiz, as cooperativas agroalimentarias de Andalucía e Extremadura – Unión de Cooperativas, a Fundación Europea para la Innovación y Desarrollo de la Tecnología (INTEC), o Município do Fundão, a Associação ODIANA – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana e a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.
A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.
Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.
A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.
O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.
Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.
O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).