Logo
Cultura

Viana do Castelo celebra ligação cultural entre o Minho e a Galiza

27 Outubro, 2025 | 16:29
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Viana do Castelo recebeu no passado sábado a 5.ª edição do Encontro de Culturas da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o apoio da Câmara Municipal.

O espetáculo destacou a ligação cultural entre o Minho e a Galiza, com momentos como a interpretação da canção “Um canto a Galicia” ao estilo do fado, a leitura de poemas em português e galego, e a recriação da tradicional procissão fluvial que une aldeias das duas regiões.

Temas históricos como a emigração “a salto”, o contrabando e a peregrinação a Santiago foram abordados em danças e coreografias que envolveram o público, incluindo a Academia de Dança Arte em Movimento. Pequenas surpresas marcaram o evento, como a distribuição de caramelos e, no final, a apresentação conjunta de “muñeiras” e “jotas” por bailarinos galegos e portugueses.

O encontro, integrado na programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, foi encenado por Cândido Torres e contou com a participação do Coro CantoenCanto, da Associação de Apoio aos Peregrinos do Caminho da Costa, e de artistas como José Filgueiras, Mercedes Prieto, Serxio Cobos, Carolina Torres, Filipa Barreiros e Marco Fernandes.

Ao lado do grupo galego Barca de Loimil, estiveram 12 grupos da AGFAM, entre eles Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Etnográfico da Areosa e Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima.

O evento reforçou a troca cultural entre Minho e Galiza, celebrando tradições, música e dança numa noite de forte ligação transfronteiriça.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.