Logo
Regional

Viana do Castelo celebra 50 anos do 25 de Abril com 200 iniciativas culturais

14 Abril, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada no museu de Artes Decorativas, a coordenadora da Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril, função que por inerência cabe à presidente do Centro Cultural do Alto Minho, Maria José Guerreiro foram apresentadas 30 iniciativas que vão decorrer entre sábado e 05 de outubro.

A responsável referiu que desde janeiro já decorreram 20 eventos de evocação dos 50 anos do 25 de abril e que até 2025, serão realizadas mais ações por se tratar de um programa aberto a novas propostas.

Maria José Guerreiro explicou que o programa resulta da contribuição de uma comissão de honra, composta por 61 entidades, desde individualidades dos vários setores da sociedade, representantes de todos os agrupamentos políticos da Assembleia Municipal, diretores de agrupamentos de escolas públicas e privadas, presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, pessoas representativas de variadas profissões, entre outros.

Aquela comissão de honra foi constituída por proposta do presidente da Câmara, Luís Nobre, que hoje, presente da apresentação do programa justificou a iniciativa com a “obrigação que cabe todos cuidarem” dos valores de abril.

“Sentimos que nos comprometia a todos uma convocatória coletiva para celebrar estes 50 anos e para projetarmos os próximos 50 anos para demonstrarmos que a sociedade assimilou verdadeiramente os valores de abril. Todos temos a obrigação de cuidar desta transformação que o 25 de Abril nos trouxe nestes últimos 50 anos de liberdade”, sublinhou Luís Nobre.

As atividades a desenvolver ao longo do ano, disponíveis para consulta nas redes sociais, abrangem as diversas áreas artísticas desde o lançamento de livros, tertúlias, exposições, teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, pintura de murais.

O vereador da Cultura, Manuel Vitorino realçou que além da evocação da data, as comemorações pretendem envolver os agentes locais e o território, promovendo a reflexão em vários domínios, educação, cultura, ciência e outros e, sobre os benefícios dos 50 anos de democracia e liberdade.

“É também objetivo de a autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo”, sublinhou.

Manuel Vitorino referiu que as iniciativas que a autarquia vai promover até ao primeiro trimestre de 2025 “intersetam com as iniciativas promovidas pelas diferentes entidades, tendo sido criado um logótipo local inspirado na liberdade, democracia, o desenvolvimento.

A primeira iniciativa do programa hoje apresentada começa no sábado, pelas 16:00, no dia 24, às 21:30, começa a Festa de Abril, também na praça da República com poesia pela Voz da Tribo e, música com Cantares de Abril, Tuna de Veteranos, Venham mais Cinco, grupo composto por Augusto Canário, Cândido Miranda, Pedro Miranda, Xico Malheiro e Zeca Torres e, Xornas. À meia-noite, será lançado fogo-de-artifício.

No dia 25, pelas 15:30, a praça da República será palco de mais um concerto musical com a participação das Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Ronda Típica de Carreço, Dixie e Combos de Rock.

Durante o ano, a Câmara irá promover também um mural coletivo por Mário Rocha, em colaboração com alunos do concelho, e inaugurar uma escultura, do mesmo artista, na rotunda que inicia a avenida 25 de Abril, na capital do Alto Minho.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.