A programação de Viana do Castelo Capital da Cultura do Eixo Atlântico, já foi apresentada, prevê a realização em 2025 de 74 eventos, num investimento de um milhão de euros para ser a "melhor" em 16 anos da iniciativa transfronteiriça.

“Um mar de Cultura” foi o mote da candidatura de Viana do Castelo a Capital da Cultura, em junho, pela comissão executiva do Eixo Atlântico (EA) do Noroeste Peninsular, associação que junta 41 municípios do norte de Portugal e da Galiza, em Espanha.
É a segunda vez que Viana do Castelo é escolhida para realizar a iniciativa que, entre 01 de janeiro e 13 de dezembro de 2025, prevê, entre outros, eventos de cultura urbana, música, literatura, gastronomia, cinema e arquitetura.
Dos 74 eventos que compõem a “ossatura” da iniciativa que no próximo ano completa 16 edições, apresentados em conferência de imprensa pelo vereador da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, a maior parte integra a programação anual da cidade.
O programa poderá ainda vir a incluir mais iniciativas culturais apoiadas financeiramente ou logisticamente pelo município, mas promovidas por instituições ou associações e que “já atingiram relevância na programação anual”, como os festivais de cinema e de jazz, entre outros.
O ciclo de concertos Atlântico começa a 18 de janeiro e é “o primeiro evento em que se dá a conjugação de agentes culturais de Viana do Castelo e da Galiza”.
“Vamos cantar o Natal e os Reis como se canta nos dois lados do rio Minho. Nós celebramos mais o Natal, os galegos celebram mais os Reis. É um espetáculo que faz a síntese das afinidades culturais entre os dois povos”, sublinhou o vereador da Cultura.
O segundo concerto “Mar adentro” acontece no dia 17 de fevereiro para marcar a abertura da Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
“É uma viagem sonora e visual sobre uma cultura ancestral que é partilhada pela eurorregião. Serão cerca de 100 participantes em palco, com a participação de Daniel Pereira Cristo e Xabier Díaz”, especificou Manuel Vitorino.
Para março, no dia 22 está programado “um evento novo que terá continuidade para lá de 2025” designado “Coração de Viana-Arte pública de bordados”.
“O que se pretende é agarrar nos bordados tradicionais e, em maio, na azulejaria, e a partir dos valores e elementos de identidade cultural de Viana do Castelo trabalhar a sua reinterpretação contemporânea, mobilizando os nossos artistas, escultores, ilustradores, ceramistas para a criação de obras para expor no espaço público, como o mobiliário urbano”, avançou Manuel Vitorino.
Dia 30 de março acontece o primeiro de três concertos intitulados “Sons do Caminho” que “vão percorrer diferentes espaços patrimoniais do Caminho de Santiago da Costa, dinamizando esse itinerário cultural europeu”.
Um dos concertos decorrerá na igreja paroquial de Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, “o templo fora do território espanhol, há mais tempo consagrado ao apóstolo Santiago, 1862”.
Outro evento criado para a Capital da Cultura do Eixo Atlântico é o Open House Viana, em outubro, que pretende “associar as questões da arquitetura patrimonial moderna e contemporânea para dar visibilidade a elementos arquitetónicos ao público”.
Ainda em outubro haverá um encontro de culturas, que já se realiza na cidade e que pretende “celebrar a presença dos imigrantes no território”.
“Só nas escolas de Viana do Castelo, 3% dos alunos são imigrantes, de 50 nacionalidades. É uma realidade com a qual temos de viver e conviver”, frisou o vereador da Cultura.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, que é também presidente do Eixo Atlântico, disse que o município ambiciona ser a “melhor” Capital da Cultura das edições realizadas na eurorregião.
“Queremos mostrar ao mundo a consciência que temos de valorização da identidade que partilhamos (…) Mostrar o que somos, o que nos liga”, afirmou Luís Nobre.
O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, destacou a “grande qualidade” da programação preparada pela autarquia e apontou a cultura e a educação “como a melhor arma para combater os extremismos, de qualquer quadrante”.
O responsável referiu ainda a “importância da democratização da cultura e do acesso ao consumo cultural”.
“Facilitando o consumo, facilitamos a criação”, defendeu.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.