Logo
Regional

Viana do Castelo assinalou abertura do ano escolar na renovada Escola EB2.3 e Secundária Pintor José de Brito

14 Outubro, 2023 | 10:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinalou a abertura do ano escolar na Escola EB2.3 e Secundária Pintor José de Brito, que tem vindo a ser alvo de uma empreitada de requalificação orçada em mais de dois milhões de euros.

A sessão, com casa cheia, contou com uma conferência de José Matias Alves sobre “Os professores e a construção de futuro” e assinalou assim a “normalização” do novo ano letivo, marcado por um conjunto de investimentos na rede de equipamentos.

A sessão, marcada para este dia “para deixar as escolas respirar e estabilizar para melhor acolher a abertura do ano letivo”, segundo explicou o vereador da Educação, Manuel Vitorino, integrou momentos musicais e de dança etnográfica e ainda uma reflexão sobre o papel do professor e do aluno. A propósito, o autarca de Viana do Castelo salientou a importância da conferência do professor universitário convidado por se tratar de “uma mensagem para inquietar consciências”, evidenciando a importância dos professores para a construção do futuro, enquanto “influenciadores determinantes” para os seus alunos.

Luís Nobre espera que o novo ano corra bem, tanto mais que foram efetuados investimentos municipais para que tudo decorra da melhor forma, nomeadamente na requalificação da rede de equipamentos escolares do concelho. A escola onde decorreu o evento é um bom exemplo, já que a empreitada de requalificação incluiu a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, novas caixilharias, substituição de pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto para fazer a ligação entre blocos e a cantina. A intervenção integrou ainda a demolição de dois blocos que funcionam como anexos e oficinas e a melhoria de sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, bem como o arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores.

Para este ano letivo, o executivo municipal aprovou um conjunto de propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho no âmbito do próximo ano letivo, para garantir refeições, transportes e vigilância dos alunos, que ascende a um valor global de quase 345 mil euros. 

A Câmara Municipal aprovou também duas propostas que ascendem a uma verba global de 1.767.422 euros, para garantir transportes escolares e auxílios económicos aos estudantes do concelho. A maior fatia da verba vai para a proposta de transportes escolares, que ascende a 1.499.282 euros, para transportar diariamente cerca de 2.409 alunos dos variados níveis de ensino.

Já para a Ação Social Escolar, o apoio no âmbito da Ação social Escolar traduz-se em medidas de comparticipação económica destinada à alimentação, à aquisição de material escolar e no apoio à componente de Atividades de Animação e Apoio às Famílias. A implementação do serviço gratuito das Atividades de Animação e apoio à Família nos jardins-de-infância, asseguradas pela autarquia, deverão ainda abranger um universo de 860 crianças.

O parque escolar é constituído por sete Agrupamentos de Escolas que integram vinte e seis jardins-de-infância, trinta e quatro escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, cinco escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, quatro escolas dos 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário e duas escolas de Ensino Secundário.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

SC Vianense tem sete jogos de pré época marcados

O SC Vianense já iniciou os trabalhos para a temporada 2024/25. Com o objetivo de voltar a subir à Liga 3, a equipa orientada por Pedro Lomba já começou a treinar e já tem definidos os jogos de pré temporada. A 20 de julho realiza o primeiro teste na Póvoa de Varzim frente à equipa local, depois, todos os outros jogos vão realizar-se no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo.

Regional 15 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo passa de 594 camas para 1.180 no próximo ano letivo

É esta a promessa lançada pelo Politécnico de Viana do Castelo para o próximo ano letivo. Assim em 2024/25, o IPVC terá ao dispor dos seus estudantes 1.180 camas, duplicando praticamente o alojamento disponível.

Regional 15 Julho, 2024

Arrancaram hoje as matrículas dos alunos do 10.º e 12.º anos

As matrículas dos alunos que no próximo ano letivo vão para o 10.º e 12.º ano arrancam hoje e terminam no final da semana, ficando concluído o processo de inscrições no ensino obrigatório que este ano teve inúmeros problemas.

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.