Logo
Regional

Viana do Castelo assinala março com “Mês da Proteção Civil” para consciencializar população

13 Fevereiro, 2025 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Proteção Civil Municipal de Viana do Castelo assinalam, em março, o “Mês da Proteção Civil” com diversas iniciativas para a comunidade local, com o foco na sensibilização e consciencialização. 

De acordo com o Presidente da Câmara, Luís Nobre, “importa reconhecer e valorizar o que é a proteção civil em Viana do Castelo, enquanto serviço de excelência”, indicando que “as expetativas da população são cada vez maiores” e que este mês pretende “sensibilizar e consciencializar todos os concidadãos para o facto de sermos todos agentes de Proteção Civil”.

“Só há excelência se houver exigência para chegarmos ao objetivo final, que é a segurança do território. Somos um concelho diferenciador, com reputação, com notoriedade, e com segurança nas suas variadas vertentes, no sentido de termos um ecossistema que cuida de nós”, assegura o Presidente da Câmara, referindo que Viana do Castelo investe mais de 3 milhões de euros, por ano, em proteção civil, num “esforço significativo” em prol do território. 

A Vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, afirma que o objetivo deste mês de março é trabalhar a proximidade com a população, numa programação sob o mote “a Proteção Civil está nas suas mãos”, sensibilizando os munícipes para o “serviço de excelência” que é prestado na cidade e no concelho. 

Por isso mesmo, este mês de trabalho é articulado com diversas entidades relacionadas com a proteção civil, nomeadamente ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Alto Minho, Sapadores Florestais, Polícia de Segurança Polícia (PSP), Guarda Nacional Republicana  (GNR), Instituto Nacional de Emergência Médica  (INEM), Autoridade Marítima Nacional (AMN) e Exército Português.

O Coordenador Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo, António Cruz, refere que o programa preparado visa “mostrar todas as valências e competências das entidades que trabalham na área da Proteção Civil, na proteção e socorro”, destacando a “aproximação à comunidade escolar” e a “panóplia de atividades para o público vianense e o público escolar”.

O programa arranca a 1 de março, com as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. Pelas 11h30 desse dia, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe a mesa-redonda “O Papel das Autarquias na Proteção Civil”. No Estação Viana Shopping – Piso 2, abre o Espaço Ponto Seguro, espaço promocional dedicado à Proteção Civil Municipal. Este local acolhe, das 14h30 às 18h30, oficinas infantis e atividades para a família intituladas “A Proteção nas tuas Mãos”. Pelas 15h30, o centro histórico vianense acolhe um simulacro de incêndio urbano na zona envolvente da Sé Catedral.

De 2 a 26 de março,  o foco é na campanha de sensibilização. Assim, entre os dias 8 e 15 de março, o Estação Viana Shopping recebe, das 14h30 às 18h30, diariamente, “A Proteção nas tuas Mãos”, com oficinas infantis e atividades para as famílias, numa campanha de sensibilização.

Também com o foco na sensibilização, dia 13 de março a campanha passa pela Escola Superior de Educação, dia 18 de março pela Escola Superior de Tecnologia e Ggestão e a 19 de março pela Escola Superior de Saúde (eventos sempre às 14h00, “Educação para o Risco”, em sessões destinadas a jovens adultos).

No dia 22 de março, comemoração do 245.º aniversário da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo. No domingo, dia 23, o quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores estará aberto à comunidade.

Depois, de 27 a 30 de março, o Centro Cultural de Viana do Castelo é palco da I Feira da Proteção Civil Municipal, que integra jornadas técnicas, simulacros e Firefighther Challenge.

No primeiro dia, 27 de março, a feira integra a Casa de Fumo e workshops para incêndios, riscos elétricos, produtos químicos domésticos e incêndio em cozinha. No exterior, haverá exposição de viaturas, demonstrações de equipamento e recursos e ações de sensibilização. 

A 28 de março, as Jornadas Técnicas vão contar com diversos painéis ao longo de todo o dia, das 9h00 às 18h00, com foco nas pessoas, património e ambiente. 

A 29 de março, a feira integra a Hora do Conto com “Cuidado na Rua!”, na Biblioteca Municipal. O Centro Cultural acolhe, às 11h00, a peça de teatro infantil “STOP”, por Bicho Papelão, seguido de simulacro, às 12h00, de atropelamento e desencarceramento. Às 15h00, Firefighter Challenge.

No dia 30 de março, domingo, a feira conta com um simulacro, às 12h00, de evacuação do Centro Cultural, encerrando o evento às 13h00.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

EntardeCER recebe palestra sobre adeptos de futebol e identidade social em Viana do Castelo

O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Valença promove sessão de sensibilização sobre espécies invasoras

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.