Este domingo, dia 6 de abril, Viana do Castelo assinala o Dia Mundial da Atividade Física com dois desafios à comunidade: BTT Selfie para explorar a natureza e Jogos Tradicionais para explorar a cidade.
Os desafios são um verdadeiro convite a explorar diversos locais da cidade e envolvência urbana, sendo que os participantes que completem as “missões” terão direito a entrada gratuita, na Piscina Municipal do Atlântico, ao sábado à tarde, até dia 30 de agosto.
Assim, o desafio Jogos Tradicionais convida a explorar a cidade e a carimbar o dorsal em dez locais: Porta Mexia Galvão, Praça da Liberdade, Igreja das Almas, Gil Eannes, Praça da República, Igreja de Nossa Senhora da Agonia, Museu de Artes Decorativas, Jardim D. Fernando, Armazéns de aprestos da Ribeira de Viana e Anfiteatro do Jardim da Marina.
Já o desafio BTT Selfie é um convite a explorar a natureza, partilhando 5 selfies (com @vianadesporto) em 10 “spots”/locais disponíveis: Fortim da Areosa, Estátua de Viana, Forte de Carreço, Monumento ao Folclore, Praça da República, Santa Luzia, S. Mamede, Moinhos de Vento de Carreço, Centro de Remo e Centro de Vela.
O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril e visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.