Logo
Regional

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

18 Junho, 2024 | 15:16
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nesta efeméride que assinala a fundação da Vila e a criação do município de Viana, que aconteceu a 18 de junho de 1258, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que este é “um dia de celebração não só pela atribuição do foral e pelo início da nossa vida coletiva, mas também porque é o dia em que homenageamos aqueles que há 40 anos se dedicam ao serviço público”. 

“São 766 anos de história e de perceção de que estivemos à altura deste reconhecimento da nossa identidade histórica, cultural e marítima por D. Afonso III”, considerou.  

Desde o ano de 2020 que neste dia são reconhecidos e agraciados os trabalhadores da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo que, à presente data, assinalam quatro décadas de missão. “A dedicação, empenho, exemplo e inspiração dos funcionários municipais tem sido decisiva para o sucesso do município, da cidade e do concelho”, reforçou o autarca.

Os funcionários municipais de Viana do Castelo agraciados no ano de 2024 são: 

Ana Maria Martins Prego Carneiro

Admissão 9 fevereiro 1984

Escola Carteado Mena, Agrupamento de Escolas Monte da Ola, Divisão de Educação / Departamento de Educação, Conhecimento, Cultura e Património (DECCP)

Artur Jorge Felgueiras Rocha Teixeira

Admissão 2 abril 1984

Piscina Frederico Pinheiro, Divisão de Desporto / Departamento de Planeamento Estratégico (DPE)

Avelino Fernandes Gomes

Admissão 5 março 1984

Horto Municipal, U.O Gestão de Espaços Verdes / Departamento de Serviços Integrados (DSI)

Francisco Salgado Dias

Admissão 26 março 1984

Horto Municipal, U.O Gestão de Espaços Verdes / Departamento de Serviços Integrados (DSI)

Inácio Manuel Gonçalves Torres

Admissão 1 março 1984

U.O Vias e Infraestruturas / Departamento de Serviços Integrados (DSI)

João António Fernandes Silva Dias

Admissão 18 abril 1984

Horto Municipal, U.O Gestão de Espaços Verdes / Departamento de Serviços Integrados (DSI)

José Carlos Oliveira Gonçalves

Admissão 15 fevereiro 1984

Divisão Gestão de Equipamentos / Departamento de Serviços Integrados (DSI)

Luís Alberto Rigor Cunha Vaz Couto

Admissão 1 janeiro 1984

Pavilhão do Monte da Ola, Divisão de Desporto / Departamento de Planeamento Estratégico (DPE)

Luís Sérgio Carvalho Salgado Gonçalves

Admissão 16 novembro 1983

Gabinete de Apoio ao Cidadão, Divisão de Apoio ao Cidadão e Transição Digital / Departamento de Planeamento Estratégico (DPE)

Manuel Filipe Torres Lima

Admissão 19 março 1984

Horto Municipal, U.O Gestão de Espaços Verdes / Departamento de Serviços Integrados (DSI)

Manuel Joaquim Rodrigues Parente

Admissão 5 março 1984

  1. O. de Operação e Equipamentos / Departamento de Serviços Integrados (DSI)

Manuel Oliveira Costa Dias

Admissão 27 julho 1983

U.O Vias e Infraestruturas / Departamento de Serviços Integrados (DSI)

Maria Hermínia Silva Esteves

Admissão 18 abril 1984

Divisão de Licenciamento e Gestão Urbanística / Departamento de Gestão Territorial e Sustentabilidade (DGTS)

Maria Teresa Silva Barreiros Lopes

Admissão 18 abril 1984

Gabinete de Apoio ao Cidadão, Divisão de Apoio ao Cidadão e Transição Digital / Departamento de Planeamento Estratégico (DPE)

Rui Alexandre Rego Barros

Admissão 05 janeiro 1984

Piscina Frederico Pinheiro, Divisão de Desporto / Departamento de Planeamento Estratégico (DPE)

Foi a 18 de junho de 1258 que o Rei D. Afonso III outorgou o primeiro foral de Viana, criando a vila e instituindo o Município de Viana, definindo os limites, direitos e estatuto daquela que viria tornar-se na Princesa do Lima. 

Com a outorga do foral foi constituído o estatuto jurídico, administrativo e fiscal do Município e, consequentemente, surgiram os primeiros funcionários municipais. O foral de Viana determinou, entre vários outros decretos, que o nome da povoação chamada Átrio se passaria a denominar Vila de Viana da foz do Lima. 

  1. Afonso III, uma das personagens marcantes da História Nacional, adivinhava assim a vocação marítima da foz do Lima, ao “…fazer uma Póvoa, no lugar chamado Átrio, na foz do Lima, à qual de novo imponho o nome de Viana. (…)”.
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.