O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu, esta segunda-feira à noite, a cerimónia da abertura da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico, momento que integrou um espetáculo multidisciplinar criado e dirigido pelo músico Daniel Pereira Cristo e contou com a participação de uma centena de artistas em palco.
“Mar Adentro” apresentou-se como uma proposta cénica, que misturou dança, voz e música, e que contou com a participação especial do artista galego Xabier Díaz. O espetáculo reuniu a participação de diversos agentes culturais do concelho vianense, elementos de grupos folclóricos que integram a AGFAM (Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho), danças contemporâneas (EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação), Cantadeiras do Vale do Neiva, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e a artista Malva.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que lidera também o Eixo Atlântico, Luís Nobre, considerou a associação “uma grande plataforma eurorregional absolutamente única, diferenciadora, inspiradora e motivadora para a Europa e o projeto europeu”.
“A Cultura é emoção e a personificação da aproximação dos povos de duas regiões de uma forma tão particular e única”, realçou o autarca. “Tem sido através do Eixo Atlântico e, de uma forma particular, através da cultura, que temos construído este bem coletivo assente no que é a individualidade e a particularidade de cada cidadão da eurorregião”, considerou ainda Luís Nobre.
“Estão todos convocados para cumprirmos de forma exemplar esta Capital da Cultura, para que Viana do Castelo seja vista como uma identidade única que faz questão de cuidar e preservar a sua cultura e autenticidade”, com mais de 70 eventos culturais programados para este ano, rematou o Presidente da Câmara.
A Capital da Cultura do Eixo Atlântico é um programa que a entidade tem vindo a realizar há 16 anos, sendo a atividade, a par dos Jogos, com maior nível de participação e satisfação dos cidadãos. O evento promove a criação cultural, tanto de criadores e artistas da Galiza como do Norte de Portugal, assim como a acessibilidade ao consumo cultural.
A Capital da Cultura do Eixo Atlântico destaca o protagonismo dos criadores mais jovens e valoriza a importância das indústrias culturais e a criação de emprego e de atividades económicas através da criação cultural do território do Eixo Atlântico. Promove o conceito de “democratização e democracia cultural”, um processo que procura tornar a cultura acessível tanto ao consumidor como ao produtor.
A Capital da Cultura do Eixo Atlântico é apoiada pela Comissão Europeia através dos projetos Fénix e TSI, cofinanciados pelo Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O ‘chairman’da Martifer, Carlos Martins, disse que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos, empregando 1 200 trabalhadores.
Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.
Para apoiar estudantes com maiores dificuldades económicas, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforça o seu conjunto de bolsas e apoios. Com candidaturas abertas até 30 de maio, os alunos do IPVC podem concorrer à Bolsa de Apoio à Aquisição de Material Pedagógico, integrada no projeto Com.Sigo+, cofinanciado pelo PRR.
A Câmara de Monção vai comprar, por mais de dois milhões de euros, cinco autocarros elétricos e três postos de carregamento, numa iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com as férias escolares da Páscoa a aproximarem-se, o Aquamuseu do Rio Minho apresenta uns dias marcados por atividades lúdico-pedagógica. De 14 a 17 de abril, no período da tarde, a sugestão aborda a temática "O Revestimento dos Animais", sendo dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos. Inscrições já estão a decorrer.
No âmbito do contrato para a construção de seis navios patrulha oceânicos (NPO) da 3.ª Série, realizou-se, na segunda-feira, 31 de março, nos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia do corte da primeira peça, que marca o início da construção do primeiro navio.
O Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, vai fechar, após 14 anos de portas abertas no Centro histórico da capital do Alto Minho, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Ricardo Camelo, proprietário do bar localizado na Praça da Erva, confirmou esta informação à Viana TV.