Logo
Cultura

Viana do Castelo arranca Capital da Cultura 2025 do Eixo Atlântico com ambição de ser “exemplar”

18 Fevereiro, 2025 | 12:11
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu, esta segunda-feira à noite, a cerimónia da abertura da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico, momento que integrou um espetáculo multidisciplinar criado e dirigido pelo músico Daniel Pereira Cristo e contou com a participação de uma centena de artistas em palco.

“Mar Adentro” apresentou-se como uma proposta cénica, que misturou dança, voz e música, e que contou com a participação especial do artista galego Xabier Díaz. O espetáculo reuniu a participação de diversos agentes culturais do concelho vianense, elementos de grupos folclóricos que integram a AGFAM (Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho), danças contemporâneas (EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação), Cantadeiras do Vale do Neiva, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e a artista Malva. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que lidera também o Eixo Atlântico, Luís Nobre, considerou a associação “uma grande plataforma eurorregional absolutamente única, diferenciadora, inspiradora e motivadora para a Europa e o projeto europeu”.

“A Cultura é emoção e a personificação da aproximação dos povos de duas regiões de uma forma tão particular e única”, realçou o autarca. “Tem sido através do Eixo Atlântico e, de uma forma particular, através da cultura, que temos construído este bem coletivo assente no que é a individualidade e a particularidade de cada cidadão da eurorregião”, considerou ainda Luís Nobre.

“Estão todos convocados para cumprirmos de forma exemplar esta Capital da Cultura, para que Viana do Castelo seja vista como uma identidade única que faz questão de cuidar e preservar a sua cultura e autenticidade”, com mais de 70 eventos culturais programados para este ano, rematou o Presidente da Câmara.

A Capital da Cultura do Eixo Atlântico é um programa que a entidade tem vindo a realizar há 16 anos, sendo a atividade, a par dos Jogos, com maior nível de participação e satisfação dos cidadãos. O evento promove a criação cultural, tanto de criadores e artistas da Galiza como do Norte de Portugal, assim como a acessibilidade ao consumo cultural.

A Capital da Cultura do Eixo Atlântico destaca o protagonismo dos criadores mais jovens e valoriza a importância das indústrias culturais e a criação de emprego e de atividades económicas através da criação cultural do território do Eixo Atlântico. Promove o conceito de “democratização e democracia cultural”, um processo que procura tornar a cultura acessível tanto ao consumidor como ao produtor. 

A Capital da Cultura do Eixo Atlântico é apoiada pela Comissão Europeia através dos projetos Fénix e TSI, cofinanciados pelo Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 3 Setembro, 2025

Festival “Viana Bate Forte” anima centro histórico nos dias 12 e 13 de setembro

Viana do Castelo volta a receber o festival “Viana Bate Forte” nos dias 12 e 13 de setembro, com concertos gratuitos em três praças emblemáticas da cidade: Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva. O cartaz da edição de 2025 junta artistas consagrados da música portuguesa a novos talentos, num total de 18 concertos distribuídos por dois dias.

Regional 3 Setembro, 2025

Governo autoriza ULSAM a investir mais de 1,5 milhões de euros nos cuidados de saúde primários

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 3 Setembro, 2025

Autarquia de Ponte da Barca reforça apoio ao setor pecuário após incêndios devastadores

Na sequência dos incêndios que em julho afetaram gravemente o concelho de Ponte da Barca, com fortes impactos na alimentação animal, a autarquia local avançou com uma primeira fase de apoio ao setor pecuário, adquirindo 100 rolos de feno já distribuídos pelas juntas de freguesia dos territórios afetados.

Regional 3 Setembro, 2025

Festa das Solhas anima Lanhelas com tradição, música e cultura

A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.

Música 3 Setembro, 2025

Carolina de Deus atua em Viana do Castelo no dia 13 de setembro

A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.

Nacional 3 Setembro, 2025

Época balnear com 16 mortes nas praias portuguesas até agosto

A Autoridade Marítima Nacional divulgou esta terça-feira o balanço da época balnear 2025, revelando que 16 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, das quais dez devido a afogamento.

Política 2 Setembro, 2025

Autárquicas 2025: Oito candidatos na corrida à Câmara de Viana do Castelo

As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.