O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu, esta segunda-feira à noite, a cerimónia da abertura da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico, momento que integrou um espetáculo multidisciplinar criado e dirigido pelo músico Daniel Pereira Cristo e contou com a participação de uma centena de artistas em palco.
“Mar Adentro” apresentou-se como uma proposta cénica, que misturou dança, voz e música, e que contou com a participação especial do artista galego Xabier Díaz. O espetáculo reuniu a participação de diversos agentes culturais do concelho vianense, elementos de grupos folclóricos que integram a AGFAM (Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho), danças contemporâneas (EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação), Cantadeiras do Vale do Neiva, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e a artista Malva.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que lidera também o Eixo Atlântico, Luís Nobre, considerou a associação “uma grande plataforma eurorregional absolutamente única, diferenciadora, inspiradora e motivadora para a Europa e o projeto europeu”.
“A Cultura é emoção e a personificação da aproximação dos povos de duas regiões de uma forma tão particular e única”, realçou o autarca. “Tem sido através do Eixo Atlântico e, de uma forma particular, através da cultura, que temos construído este bem coletivo assente no que é a individualidade e a particularidade de cada cidadão da eurorregião”, considerou ainda Luís Nobre.
“Estão todos convocados para cumprirmos de forma exemplar esta Capital da Cultura, para que Viana do Castelo seja vista como uma identidade única que faz questão de cuidar e preservar a sua cultura e autenticidade”, com mais de 70 eventos culturais programados para este ano, rematou o Presidente da Câmara.
A Capital da Cultura do Eixo Atlântico é um programa que a entidade tem vindo a realizar há 16 anos, sendo a atividade, a par dos Jogos, com maior nível de participação e satisfação dos cidadãos. O evento promove a criação cultural, tanto de criadores e artistas da Galiza como do Norte de Portugal, assim como a acessibilidade ao consumo cultural.
A Capital da Cultura do Eixo Atlântico destaca o protagonismo dos criadores mais jovens e valoriza a importância das indústrias culturais e a criação de emprego e de atividades económicas através da criação cultural do território do Eixo Atlântico. Promove o conceito de “democratização e democracia cultural”, um processo que procura tornar a cultura acessível tanto ao consumidor como ao produtor.
A Capital da Cultura do Eixo Atlântico é apoiada pela Comissão Europeia através dos projetos Fénix e TSI, cofinanciados pelo Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.