Logo
Regional

Viana do Castelo aprova redução do IMI para 2023

5 Dezembro, 2022 | 14:56
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, a redução do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para 0.35% para prédios urbanos no próximo ano, mantendo-se a taxa de prédios rústicos nos 0,8%.

“Estando o executivo atento às dificuldades económicas e financeiras que as famílias enfrentam devido, sobretudo, às altas taxas de juro e de inflação registadas, propõe a redução da taxa do IMI para o próximo ano”, lê-se na proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

De lembrar que, desde o ano de 2012, em plena crise económica, a autarquia tem abdicado do valor máximo do imposto, descendo na altura para 0.38%, em 2020 para 0.36% e agora para 0.35%. 

Na mesma redação, e para apoiar as famílias numerosas, a redução do valor do IMI tem uma dedução fixa de 70 euros para famílias com três ou mais dependentes.

É ainda definida a majoração em 30% a taxa aplicável a prédios urbanos degradados para incentivar a reabilitação urbana dos mesmos.

Relativamente à Derrama, foi aprovado pelo executivo o lançamento de uma derrama correspondente a 1,5% sobre o lucro tributável do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), relativo ao ano de 2022, mantendo-se o valor de anos transatos.

O Município, enquanto governo local atento às dificuldades que as pequenas empresas enfrentam, propõe ainda a isenção de derrama para os sujeitos passivos com um volume de negócios, no ano anterior, inferior a 150 mil euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.