A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, emitir parecer favorável à elevação de Castelo de Neiva a vila, que foi proposta este mês pelos órgãos autárquicos da freguesia.
Na apresentação deste ponto da ordem de trabalhos da reunião extraordinária do executivo municipal, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, realçou a legitimidade da pretensão da freguesia que “reúne integralmente os critérios legais” para ser elevada à categoria de Vila.
O autarca socialista destacou a “componente histórica” como um dos argumentos que fundamentam a proposta das forças vivas da freguesia, que “já foi vila no passado” como atestam as “quatro torres do brasão” de Castelo de Neiva.
Luís Nobre referiu ainda a importância da freguesia nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Galiza, por estar ali situado o mais antigo templo consagrado ao apóstolo fora do território espanhol.
Para o autarca, a elevação de Castelo de Neiva a vila vai contribuir para “a autoestima e mobilização coletiva” da freguesia do ponto de vista social e económico, onde o setor da pesca se assume como “fundamental e relevante” para o concelho.
Já a frente atlântica de Castelo de Neiva “é muito relevante para o setor turístico de Viana do Castelo”, disse.
Com a aprovação do parecer favorável, o processo passa agora para a Assembleia da República.
A proposta de elevação da freguesia à categoria de vila foi aprovada pela Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva, em sessão extraordinária de 16 de fevereiro de 2025, e pela Junta de Freguesia, em reunião extraordinária realizada a 12 de fevereiro de 2025.
De acordo com processo de elevação preparado pela freguesia, com 51 páginas, “a povoação de Castelo do Neiva situa-se acerca de 10 quilómetros da cidade de Viana do Castelo, no extremo sul do concelho”.
Com “3 078 eleitores registados e uma densidade populacional de 391,8 habitantes por quilómetro quadrado, verifica-se a continuidade do aglomerado populacional e a coesão territorial exigidas para este reconhecimento”.
A freguesia possui uma área de cerca 6,94 quilómetros quadrados e confronta, a norte, com a freguesia de Chafé, a sul, com o rio Neiva e a freguesia de Antas, no concelho de Esposende, distrito de Braga.
A nascente confronta com a freguesia de São Romão do Neiva, enquanto a poente com o oceano Atlântico.
“A sua designação/denominação advém da sua confrontação com o rio Neiva, cujas águas desaguam no oceano Atlântico, bem como de em tempos remotos ter possuído um Castelo, que, não obstante, a sua importância na história do país, os seus sinais são atualmente muito diminutos”, lê-se no documento a que a Lusa teve hoje acesso.
A “sua localização entre o rio e o mar constituíram fatores determinantes que influenciaram desde tempos remotos, o modo de vida da sua população, bem como na sua componente turística”.
Em fim de semana de Páscoa, o campeonato principal da Associação de Futebol de Viana do Castelo esteve parado, e apenas se realizaram os jogos da 30ª jornada da 2ª Divisão distrital. Destaque para a vitória (0-1) do Vianense B frente ao líder da competição.
O Governo determinou, nos termos do n.º 12, do artigo 49.º do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro que, “Que os trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas de gestão de combustível podem decorrer até 31 de maio”, conforme Despacho n.º 4703-A/2025, de 16 de abril.
Realizou-se, este sábado, a 22.ª e última jornada da fase regular da Liga Feminina Placard, com os seis encontros a decorrerem em simultâneo. O Santa Luzia empatou (1-1) na casa do Futsal Feijó e termina no 4º lugar com 37 pontos
O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Viana do Castelo anunciou em comunicado, que tem novos contactos telefónicos.
Portugal sagrou-se, no sábado, campeão europeu de hóquei em patins de sub-23, em Sant Sadurní d'Anoia, em Barcelona, ao vencer a campeã em título Espanha no desempate por penáltis (2-1), após o empate 4-4 no prolongamento.
Câmara de Viana do Castelo vai acolher, como tem sigo habitual, o Compasso Pascal. A iniciativa está agendada para as 09h00 deste domingo, no Salão Nobre da autarquia vianense.
O Santa Luzia Futebol Clube desloca-se este sábado às 18h00 a Almada para defrontar o Futsal Feijó, em jogo da 22ª e última jornada da fase regular da Liga Feminina Placard Futsal. A equipa de Viana do Castelo, que já garantiu um lugar no play-off de Campeão, vai tentar a vitória na casa do Feijó para chegar ao 3º lugar.