Foi publicada em Diário da República, no dia 13 de outubro, a aprovação da alteração ao Plano de Pormenor do Parque da Cidade de Viana do Castelo.
O processo contou com um período de discussão pública, entre 28 de abril e 26 de maio, durante o qual foram recebidas cinco participações que discordavam da proposta inicial, que previa a revogação do artigo 25.º do regulamento. Três destas participações sugeriam, em alternativa, uma alteração da redação do artigo. Após análise, a Assembleia Municipal de Viana do Castelo aceitou estas sugestões e reformulou a proposta nesse sentido.
Na reunião de 18 de setembro de 2025, a Assembleia Municipal aprovou, por maioria, a alteração ao regulamento, simplificando a redação do artigo 25.º. A medida visa eliminar conflitos entre a liberdade criativa das equipas de projeto e as exigências impostas às unidades de projeto, garantindo a aprovação de projetos de edificação mesmo quando coexistam várias equipas na mesma unidade.
O artigo 25.º passa, assim, a ter a seguinte redação: “Os projetos de arquitetura a elaborar para cada uma das unidades de projeto identificadas na Planta de Implantação deverão garantir uma correta interação volumétrica e funcional entre os edifícios e os espaços que a compõem”.
A alteração pretende assegurar uma melhor integração dos edifícios e dos espaços do Parque da Cidade, promovendo um desenvolvimento urbano mais harmonioso e funcional.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.