Logo
Regional

Viana do Castelo acolheu seminário de valorização das tradições culturais e gastronómicas

22 Outubro, 2022 | 0:57
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na sessão de abertura do seminário de valorização das tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, “Gastronomia Lima-Limia”, que decorreu no Forte de Santiago da Barra.

A iniciativa aconteceu no âmbito do projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e incluiu o seminário na temática da gastronomia, património e turismo de natureza e ainda um almoço com pratos confecionados com produtos característicos e relacionados com o rio Lima. 

Luís Nobre participou na sessão de abertura do evento, juntamente com um representante do beneficiário principal, da Diputacion de Ourense. O autarca referiu que a realização de iniciativas e ações para a gestão coordenada dos recursos e itinerários turísticos com base em recursos ambientais e culturais comuns é estruturante para a promoção conjunta de um território.

Indicou que o projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, “ao valorizar as nossas tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, está a dar um extraordinário contributo ao turismo, à economia local e à forte cooperação entre o Alto Minho e a Galiza”.

As sinergias encontradas nos parceiros do projeto e a criação de estratégias conjuntas visam proteger, valorizar e conservar o nosso património cultural e natural; promover a eficiência de recursos, a prevenção de riscos e a conservação ambiental; desenvolver e promover o potencial turístico das zonas naturais em torno do rio Lima, preparando o território “para um crescimento sustentável e garantindo um desenvolvimento económico desta região transfronteiriça, que unida e cooperante tem certamente muito mais a ganhar”, indicou Luís Nobre.

O autarca frisou o investimento que o Município de Viana do Castelo tem feito no que concerne ao plano integrado de valorização da Veiga de S. Simão, nomeadamente com um projeto para identificação de valores naturais e culturais e produção de conteúdos para a visitação, que está em conclusão, e as ações de limpeza, arborização e regularização de plataformas de caminhos em terreno natural na veiga, já concluídas. O município tem também desenvolvido ações de recuperação das margens do rio Lima em diversas freguesias, procedendo igualmente à eliminação de infestantes. 

O Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado em 75% pelo FEDER em 1,2 milhões de euros, é um projeto destinado a valorizar os recursos naturais e culturais do rio Lima e os seus arredores.

O principal objetivo do projeto é desenvolver uma estrutura de gestão e promoção conjunta que melhore o aproveitamento turístico da área, através de ações que permitam identificar, valorizar e promover de forma coordenada o património natural, cultural e paisagístico das zonas circundantes do rio Lima.

Entre as atividades programadas estão a elaboração de um relato histórico conjunto, a criação de rotas/percursos e a gestão de recursos e serviços para a promoção do destino turístico Limia-Lima através das novas tecnologias. 

Os parceiros do projeto são a Deputación de Ourense, chefe de fila do projeto, a Xunta de Galicia, o Governo Espanhol, a CIM Alto Minho, os Municípios de Viana do Castelo, de Ponte de Lima, de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.