Logo
Regional

Viana do Castelo acolheu seminário de valorização das tradições culturais e gastronómicas

22 Outubro, 2022 | 0:57
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na sessão de abertura do seminário de valorização das tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, “Gastronomia Lima-Limia”, que decorreu no Forte de Santiago da Barra.

A iniciativa aconteceu no âmbito do projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e incluiu o seminário na temática da gastronomia, património e turismo de natureza e ainda um almoço com pratos confecionados com produtos característicos e relacionados com o rio Lima. 

Luís Nobre participou na sessão de abertura do evento, juntamente com um representante do beneficiário principal, da Diputacion de Ourense. O autarca referiu que a realização de iniciativas e ações para a gestão coordenada dos recursos e itinerários turísticos com base em recursos ambientais e culturais comuns é estruturante para a promoção conjunta de um território.

Indicou que o projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima, “ao valorizar as nossas tradições culturais e gastronómicas em torno do rio Lima, está a dar um extraordinário contributo ao turismo, à economia local e à forte cooperação entre o Alto Minho e a Galiza”.

As sinergias encontradas nos parceiros do projeto e a criação de estratégias conjuntas visam proteger, valorizar e conservar o nosso património cultural e natural; promover a eficiência de recursos, a prevenção de riscos e a conservação ambiental; desenvolver e promover o potencial turístico das zonas naturais em torno do rio Lima, preparando o território “para um crescimento sustentável e garantindo um desenvolvimento económico desta região transfronteiriça, que unida e cooperante tem certamente muito mais a ganhar”, indicou Luís Nobre.

O autarca frisou o investimento que o Município de Viana do Castelo tem feito no que concerne ao plano integrado de valorização da Veiga de S. Simão, nomeadamente com um projeto para identificação de valores naturais e culturais e produção de conteúdos para a visitação, que está em conclusão, e as ações de limpeza, arborização e regularização de plataformas de caminhos em terreno natural na veiga, já concluídas. O município tem também desenvolvido ações de recuperação das margens do rio Lima em diversas freguesias, procedendo igualmente à eliminação de infestantes. 

O Fronteira Esquecida Limia-Lima, cofinanciado em 75% pelo FEDER em 1,2 milhões de euros, é um projeto destinado a valorizar os recursos naturais e culturais do rio Lima e os seus arredores.

O principal objetivo do projeto é desenvolver uma estrutura de gestão e promoção conjunta que melhore o aproveitamento turístico da área, através de ações que permitam identificar, valorizar e promover de forma coordenada o património natural, cultural e paisagístico das zonas circundantes do rio Lima.

Entre as atividades programadas estão a elaboração de um relato histórico conjunto, a criação de rotas/percursos e a gestão de recursos e serviços para a promoção do destino turístico Limia-Lima através das novas tecnologias. 

Os parceiros do projeto são a Deputación de Ourense, chefe de fila do projeto, a Xunta de Galicia, o Governo Espanhol, a CIM Alto Minho, os Municípios de Viana do Castelo, de Ponte de Lima, de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.