O suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg) selou a conquista da Volta a Portugal Continente, sendo o terceiro classificado na última etapa, um contrarrelógio individual de 17,9 quilómetros, disputado em plena Romaria da Senhora d`Agonia, entre o centro histórico de Viana do Castelo e o alto de Santa Luzia.
O basco Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) venceu a etapa e subiu ao segundo lugar da geral.
As últimas pedaladas confirmaram a consistência de Colin Stüssi e foram amargas para Henrique Casimiro (Efapel Cycling) e para Artem Nych (Glassdrive-Q8-Anicolor), que perderam as respetivas posições no pódio da geral.
Txomin Juaristi foi, então, o mais forte no exercício individual, terminando o esforço em 24m56s. O uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o segundo, a 3 segundos. Colin Stüssi confirmou a conquista da Volta com o terceiro tempo do dia, a 26 segundos do vencedor.
O chefe-de-fila da Team Vorarlberg conquistou a Volta a Portugal, que a equipa considera o melhor resultado de sempre deste coletivo, dado que nunca tinham triunfado numa prova tão extensa. Txomin Juaristi, exímio no contrarrelógio, subiu ao segundo lugar da geral, a 1m04s do vencedor. António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) subiu ao terceiro lugar, a 1m07s de Stüssi.
Desde 2006, quando David Blanco venceu ao serviço da Comunidad Valenciana, que um corredor de uma equipa estrangeira não conquistava a Volta a Portugal. É preciso recuar a 1998 para encontrar dois corredores de equipas estrangeiras nos dois primeiros lugares da Volta a Portugal. Então, foram Marco Serpellini (Brescialat) e Orlando Rodrigues (Banesto).
Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) ratificaram as vitórias nas classificações por pontos e da montanha, respetivamente. Na juventude, Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) confirmou um final de prova em quebra e perdeu o título de melhor jovem para Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA). A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu por equipas.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.