O suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg) selou a conquista da Volta a Portugal Continente, sendo o terceiro classificado na última etapa, um contrarrelógio individual de 17,9 quilómetros, disputado em plena Romaria da Senhora d`Agonia, entre o centro histórico de Viana do Castelo e o alto de Santa Luzia.
O basco Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) venceu a etapa e subiu ao segundo lugar da geral.
As últimas pedaladas confirmaram a consistência de Colin Stüssi e foram amargas para Henrique Casimiro (Efapel Cycling) e para Artem Nych (Glassdrive-Q8-Anicolor), que perderam as respetivas posições no pódio da geral.
Txomin Juaristi foi, então, o mais forte no exercício individual, terminando o esforço em 24m56s. O uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o segundo, a 3 segundos. Colin Stüssi confirmou a conquista da Volta com o terceiro tempo do dia, a 26 segundos do vencedor.
O chefe-de-fila da Team Vorarlberg conquistou a Volta a Portugal, que a equipa considera o melhor resultado de sempre deste coletivo, dado que nunca tinham triunfado numa prova tão extensa. Txomin Juaristi, exímio no contrarrelógio, subiu ao segundo lugar da geral, a 1m04s do vencedor. António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) subiu ao terceiro lugar, a 1m07s de Stüssi.
Desde 2006, quando David Blanco venceu ao serviço da Comunidad Valenciana, que um corredor de uma equipa estrangeira não conquistava a Volta a Portugal. É preciso recuar a 1998 para encontrar dois corredores de equipas estrangeiras nos dois primeiros lugares da Volta a Portugal. Então, foram Marco Serpellini (Brescialat) e Orlando Rodrigues (Banesto).
Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) ratificaram as vitórias nas classificações por pontos e da montanha, respetivamente. Na juventude, Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) confirmou um final de prova em quebra e perdeu o título de melhor jovem para Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA). A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu por equipas.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.