O suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg) selou a conquista da Volta a Portugal Continente, sendo o terceiro classificado na última etapa, um contrarrelógio individual de 17,9 quilómetros, disputado em plena Romaria da Senhora d`Agonia, entre o centro histórico de Viana do Castelo e o alto de Santa Luzia.
O basco Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) venceu a etapa e subiu ao segundo lugar da geral.
As últimas pedaladas confirmaram a consistência de Colin Stüssi e foram amargas para Henrique Casimiro (Efapel Cycling) e para Artem Nych (Glassdrive-Q8-Anicolor), que perderam as respetivas posições no pódio da geral.
Txomin Juaristi foi, então, o mais forte no exercício individual, terminando o esforço em 24m56s. O uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o segundo, a 3 segundos. Colin Stüssi confirmou a conquista da Volta com o terceiro tempo do dia, a 26 segundos do vencedor.
O chefe-de-fila da Team Vorarlberg conquistou a Volta a Portugal, que a equipa considera o melhor resultado de sempre deste coletivo, dado que nunca tinham triunfado numa prova tão extensa. Txomin Juaristi, exímio no contrarrelógio, subiu ao segundo lugar da geral, a 1m04s do vencedor. António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) subiu ao terceiro lugar, a 1m07s de Stüssi.
Desde 2006, quando David Blanco venceu ao serviço da Comunidad Valenciana, que um corredor de uma equipa estrangeira não conquistava a Volta a Portugal. É preciso recuar a 1998 para encontrar dois corredores de equipas estrangeiras nos dois primeiros lugares da Volta a Portugal. Então, foram Marco Serpellini (Brescialat) e Orlando Rodrigues (Banesto).
Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) ratificaram as vitórias nas classificações por pontos e da montanha, respetivamente. Na juventude, Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) confirmou um final de prova em quebra e perdeu o título de melhor jovem para Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA). A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu por equipas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.