Logo
Desporto

Viana do Castelo acolhe pela primeira vez comemorações do Dia do Exército

12 Outubro, 2023 | 16:57
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Viana do Castelo está “de braços abertos” para acolher as comemorações oficiais do Dia do Exército, que acontecem, pela primeira vez na cidade, entre os dias 24 e 29 de outubro. Cerca de 1.200 os militares e 170 viaturas vão marcar presença nestes dias, com atividades que acontecem um pouco por toda a cidade.  

As celebrações integram uma programação extensa, entre cerimónias militares, demonstrações, exposições, homenagens, concertos, apresentações de livros, corridas solidárias e atividades diversas junto da comunidade. 

Em conferência de imprensa de apresentação do programa, o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Eduardo Mendes Ferrão, explicou que o Exército “tem tradição de celebrar o seu dia nas capitais de distrito” e que a escolha recaiu sobre Viana do Castelo por causa “da beleza da cidade, da simpatia das gentes de Viana e do acolher de braços abertos e de forma incondicional do Município de Viana do Castelo tem demonstrado”. 

“Estou certo que será um enorme sucesso para Viana do Castelo e para o Exército”, vaticinou o general, explicando que os militares e todo o dispositivo destacado para estas comemorações “vão permitir dar a conhecer melhor o que é o Exército, o seu passado, a sua história e a sua cultura, mas mostrando também o presente, aquilo que o Exército é e faz”.

Todas as atividades são abertas à comunidade, tendo o Chefe do Estado-Maior do Exército afirmado que estes dias em Viana do Castelo são uma forma não só de demonstrar o que é o Exército aos mais jovens, mas também “uma oportunidade de encontro com os antigos combatentes”.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, valorizou igualmente “o reencontro da comunidade vianense com uma entidade de prestígio como é o Exército”. “É uma honra e um privilégio podermos receber esta experiência única e estou certo de que teremos uma simbiose perfeita entre os objetivos do Exército e o acolhimento da cidade a estas comemorações”, afirmou.

O autarca disse mesmo que Viana do Castelo “estava desejosa de poder receber estes dias” e que os vianenses “estão expectantes”.

O programa do Dia do Exército arranca no dia 24 de outubro com a Cerimónia de Evocação e Homenagem a D. Afonso Henriques na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra. 

Pelas 16h00 do primeiro dia, acontece a inauguração da Expo Exército 2023, na Praça do Eixo Atlântico, seguida da apresentação do livro “D. João I e o Exército”, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, e da inauguração da exposição “D. João I”, nos Antigos Paços do Concelho, às 18h00, seguida da inauguração da exposição “In Tempo Real”, no mesmo espaço.

Dia 25 de outubro, às 11h00, demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h00, demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara às 18h00.

A 26 de outubro, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h00, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h00, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente demonstração cinotécnica a partir das 15h00 e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h00. Nessa noite, a Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22h00. 

Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina recebe salto de paraquedistas noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.

A 27 de outubro, às 9h00, a Biblioteca Municipal recebe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h00, Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local. Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército.

A 28 de outubro, às 10h00, acontece a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h00, está agendado o Descerramento de placa do Exército na Praça do Eixo Atlântico. O Rio Lima acolhe, nessa tarde, às 15h00, Demonstração Operacional e, às 16h00, o Pavilhão Municipal José Natário recebe o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.

No último dia, 29 de outubro, às 11h00, Missa de Ação de Graças e Sufrágio no Santuário da Senhora da Agonia. Às 12h00, o Campo d’Agonia recebe a Cerimónia Militar e, às 17h00, dá-se o encerramento da Expo Exército no Forte Santiago da Barra.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.