Logo
Regional

Viana do Castelo acolhe 7ªs Conferências P3DT que debatem “Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais”

9 Março, 2023 | 20:49
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou hoje presença na abertura das 7ªs Conferências P3DT - Planeamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Território, dedicadas ao tema “Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais”, que acontecem entre hoje e amanhã na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e que contaram com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

No fórum, a governante defendeu que “a proximidade política é muito importante”, afirmando que o Governo quer implementar conceitos “de multigovernação” já que quer “uma administração cada vez mais próxima dos cidadãos”. “Queremos cidades cada vez mais competitivas, mais sustentáveis e cada vez mais inovadoras nas respostas aos serviços de interesse geral”, frisou.

“Os desafios que hoje se colocam para estas cidades são múltiplos e vão desde as questões da mobilidade às novas formas de trabalho, as questões da habitação e da provisão de serviços públicos”, entre outros, considerou. “As políticas de proximidade são muito importantes para identificar com mais celeridade eventuais problemas ou constrangimentos e também para desenhar respostas mais céleres. São também estes atores mais próximos do território que melhor identificam as potencialidades que existem em determinada localidade e região”, assumiu ainda.

Para tal, referiu, “estamos a implementar uma maior autonomia a nível das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional que deverá ter repercussões na forma como se gerem equipamentos e serviços”. “Defendemos um maior conhecimento das potencialidades dos territórios e sabemos que os meios rurais e urbanos são complementares e, no que toca a cidades médicas e intermédias, trabalhamos muito do ponto de vista territorial e a questão da escala e das interligações”, considerou.

Já o autarca vianense, Luís Nobre, afirmou que “os territórios e os desenvolvimentos não param e temos de ter capacidade de antecipação, quais os caminhos e fatores a seguir e quais os agentes que podem auxiliar-nos no caminho”. “A proximidade permite-nos encontrar soluções mais assertivas e mais céleres, valorizando a coesão que é necessária aos territórios”, disse.

O Presidente da Comissão Organizadora dos P3DT, José Alberto Rio Fernandes, realçou que estas conferências “procuram cruzar academia com debate político e trabalho de campo”, visando “aprofundar o debate, assumindo-se como um espaço de aprendizagem”.

Também o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, referiu que “esta área é essencial para melhorar políticas públicas neste domínio” e que “dentro das políticas nacionais e europeias, temos de ter sempre capacidade de acomodar as especificidades de cada território”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

ESCE-IPVC já abriu as inscrições para as “VIII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade”

A biblioteca da Escola de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), em Valença, vai acolher, na próxima quinta-feira, 7 de março, as "VIII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade".

Cultura 1 Março, 2024

Livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia” é apresentado hoje

O livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, edição da VianaFestas, é lançado esta sexta-feira, na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa.

Regional 1 Março, 2024

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Regional 1 Março, 2024

“Saudade” a bordo do Navio Gil Eannes

No dia 23 de março, sábado, a bordo do Navio Gil Eannes vai ser realizado um espetáculo sob o tema “Saudade”. O espetáculo está integrado na participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 16 a 30 de março.

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.