Logo
Regional

“Viana, Coração do Natal” com mais de uma centena de atividades e muitas novidades

25 Novembro, 2022 | 18:08
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano, “Viana, Coração do Natal” apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos de uma programação reforçada e cativante que ambiciona “a maior visitação de sempre”, como assegura o Presidente da Câmara, Luís Nobre.

A Praça da República voltou a ser transformada em Praça Natal, com carrossel para os mais pequenos e decoração alusiva. Este ano, a Árvore de Natal 3D situa-se no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (templo-monumento de Santa Luzia). Já a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra foi alargada e, mais uma vez, seis espetáculos multimédia diários que unem som e luz prometem marcar os momentos em família e com amigos.

Como novidade, na Praça da Liberdade foi instalada uma tenda gigante multifunções que acolhe o Viana Natal, com um mercado de Natal, atividades para a família e animação musical, recebendo ainda o espaço Fan Zone Mundial e a animação noturna Viana Winter Fest.

A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00.

A iluminação natalícia irá decorar 28 ruas da cidade, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas. A opção pela utilização de LEDs de alta intensidade vai permitir economizar cerca de 33% da energia, sem perder o brilho da festa.

Ainda em colaboração com a AEVC, acontece o concurso “Viana é Natal”, que promove a oferta de vouchers a clientes no comércio local (envolvendo 120 lojas aderentes e distribuindo 11 prémios), o concurso de montras natalícias no comércio tradicional e ainda a sonorização das ruas.

A partir do início de dezembro, serão disponibilizados, ao comércio local, sacos de pano com a imagem “Viana, Coração do Natal”, convidando à reutilização dos mesmos, numa opção sustentável e mais amiga do ambiente.

De 1 a 16 de dezembro, volta a ser promovida a iniciativa “Viana + Presente(s)” na Câmara Municipal, que visa angariar brinquedos para crianças carenciadas do concelho.

No âmbito da programação, o centro histórico será animado com arruadas, coros e concertos de Natal a partir de 8 de dezembro, num verdadeiro convite a que miúdos e graúdos se juntem em momentos de confraternização e convívio, valorizando igualmente o comércio tradicional.

O Mercado de Natal cresceu e, de 8 a 23 de dezembro, a Praça da Liberdade e a Praça da República acolhem 32 tendas e são ponto de encontro para quem quer comprar presentes natalícios (8 de dezembro: 10h00-22h00; de segunda a quinta-feira e domingos: 16h00-22h00; sexta-feira e sábados: 12h00-24h00).

A partir do feriado de 8 de dezembro, a tenda gigante instalada na Praça da Liberdade e a Praça da República acolhem, ao final do dia, diversas propostas de Oficinas Kids, a pensar nos mais novos e nas famílias (dias 8, 9, 10, 11, e de 16 a 23 de dezembro), com desafios que incluem presépios de bolotas, bombons de chocolate, bolas de Natal, sacos de presentes, entre muito mais.

Para trazer o sabor e o cheiro do Natal à cidade, todos os dias da quinzena que antecede o Natal a Praça da República tem disponível, às 18h30, vinho quente e castanhas. Outra novidade deste ano são as Queimadas, às sextas-feiras e sábados, na Praça da República, às 23h00.

Os sabores mais mágicos são ainda o mote para o Feirão do Mel, a 17 de dezembro, a partir das 15h00, na praça rainha da cidade, com venda de produtos gastronómicos artesanais, incluindo doçaria e bebidas confecionadas com mel.

A Chegada do Pai Natal acontece a 18 de dezembro, às 16h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo, seguida de um Passeio de Pais Natais no centro histórico.

Nos momentos de lazer na cidade, existem ainda duas propostas de exposições: 4ª edição de Presépios de Artesanato em Viana do Castelo, para visitar nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) e a exposição de Árvores de Natal, no Museu de Artes Decorativas.

Na véspera de Natal, a 24 de dezembro, entre as 10h00 e as 20h00 a Praça da República promete ser o ponto de encontro de todos os abraços, com “Viana, Moscatel e Bananas”.

O Reveillon também integra esta programação, com a Passagem de Ano 2022/2023 a acontecer na tenda gigante instalada na Praça da Liberdade, sem esquecer o habitual fogo-de-artifício sobre o Rio Lima. Para entrar no novo ano com o pé direito, às 17h00 de 1 de janeiro, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe o já tradicional e popular Concerto de Ano Novo com a Orquestra Filarmónica de Braga, de entrada livre (bilheteira disponível às 15h00 de 1 de janeiro, no teatro).

Paralelamente, na Praça da Liberdade a tenda gigante instalada acolhe o FAN ZONE MUNDIAL de acesso gratuito, onde são transmitidos todos os jogos da Seleção Portuguesa e todos os jogos de fases eliminatórias do Mundial 2022 de futebol. O objetivo é proporcionar um espaço multifuncional agradável, onde se pode assistir aos jogos de futebol associado ao lazer e a atividades da época de Natal. Ao mesmo tempo, até 08 de janeiro, a tenda acolhe o VIANA WINTER FEST, que está a dinamizar um programa de animação noturna com música e espetáculos. Assim, num só espaço, proporciona-se uma Fan Zone, uma programação de Inverno e a programação Viana Natal, com um mercado de Natal, atividades para a família e animação musical.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.