Logo
Regional

“Viana, Coração do Natal” com mais de uma centena de atividades e muitas novidades

25 Novembro, 2022 | 18:08
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano, “Viana, Coração do Natal” apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos de uma programação reforçada e cativante que ambiciona “a maior visitação de sempre”, como assegura o Presidente da Câmara, Luís Nobre.

A Praça da República voltou a ser transformada em Praça Natal, com carrossel para os mais pequenos e decoração alusiva. Este ano, a Árvore de Natal 3D situa-se no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (templo-monumento de Santa Luzia). Já a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra foi alargada e, mais uma vez, seis espetáculos multimédia diários que unem som e luz prometem marcar os momentos em família e com amigos.

Como novidade, na Praça da Liberdade foi instalada uma tenda gigante multifunções que acolhe o Viana Natal, com um mercado de Natal, atividades para a família e animação musical, recebendo ainda o espaço Fan Zone Mundial e a animação noturna Viana Winter Fest.

A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00.

A iluminação natalícia irá decorar 28 ruas da cidade, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas. A opção pela utilização de LEDs de alta intensidade vai permitir economizar cerca de 33% da energia, sem perder o brilho da festa.

Ainda em colaboração com a AEVC, acontece o concurso “Viana é Natal”, que promove a oferta de vouchers a clientes no comércio local (envolvendo 120 lojas aderentes e distribuindo 11 prémios), o concurso de montras natalícias no comércio tradicional e ainda a sonorização das ruas.

A partir do início de dezembro, serão disponibilizados, ao comércio local, sacos de pano com a imagem “Viana, Coração do Natal”, convidando à reutilização dos mesmos, numa opção sustentável e mais amiga do ambiente.

De 1 a 16 de dezembro, volta a ser promovida a iniciativa “Viana + Presente(s)” na Câmara Municipal, que visa angariar brinquedos para crianças carenciadas do concelho.

No âmbito da programação, o centro histórico será animado com arruadas, coros e concertos de Natal a partir de 8 de dezembro, num verdadeiro convite a que miúdos e graúdos se juntem em momentos de confraternização e convívio, valorizando igualmente o comércio tradicional.

O Mercado de Natal cresceu e, de 8 a 23 de dezembro, a Praça da Liberdade e a Praça da República acolhem 32 tendas e são ponto de encontro para quem quer comprar presentes natalícios (8 de dezembro: 10h00-22h00; de segunda a quinta-feira e domingos: 16h00-22h00; sexta-feira e sábados: 12h00-24h00).

A partir do feriado de 8 de dezembro, a tenda gigante instalada na Praça da Liberdade e a Praça da República acolhem, ao final do dia, diversas propostas de Oficinas Kids, a pensar nos mais novos e nas famílias (dias 8, 9, 10, 11, e de 16 a 23 de dezembro), com desafios que incluem presépios de bolotas, bombons de chocolate, bolas de Natal, sacos de presentes, entre muito mais.

Para trazer o sabor e o cheiro do Natal à cidade, todos os dias da quinzena que antecede o Natal a Praça da República tem disponível, às 18h30, vinho quente e castanhas. Outra novidade deste ano são as Queimadas, às sextas-feiras e sábados, na Praça da República, às 23h00.

Os sabores mais mágicos são ainda o mote para o Feirão do Mel, a 17 de dezembro, a partir das 15h00, na praça rainha da cidade, com venda de produtos gastronómicos artesanais, incluindo doçaria e bebidas confecionadas com mel.

A Chegada do Pai Natal acontece a 18 de dezembro, às 16h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo, seguida de um Passeio de Pais Natais no centro histórico.

Nos momentos de lazer na cidade, existem ainda duas propostas de exposições: 4ª edição de Presépios de Artesanato em Viana do Castelo, para visitar nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) e a exposição de Árvores de Natal, no Museu de Artes Decorativas.

Na véspera de Natal, a 24 de dezembro, entre as 10h00 e as 20h00 a Praça da República promete ser o ponto de encontro de todos os abraços, com “Viana, Moscatel e Bananas”.

O Reveillon também integra esta programação, com a Passagem de Ano 2022/2023 a acontecer na tenda gigante instalada na Praça da Liberdade, sem esquecer o habitual fogo-de-artifício sobre o Rio Lima. Para entrar no novo ano com o pé direito, às 17h00 de 1 de janeiro, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe o já tradicional e popular Concerto de Ano Novo com a Orquestra Filarmónica de Braga, de entrada livre (bilheteira disponível às 15h00 de 1 de janeiro, no teatro).

Paralelamente, na Praça da Liberdade a tenda gigante instalada acolhe o FAN ZONE MUNDIAL de acesso gratuito, onde são transmitidos todos os jogos da Seleção Portuguesa e todos os jogos de fases eliminatórias do Mundial 2022 de futebol. O objetivo é proporcionar um espaço multifuncional agradável, onde se pode assistir aos jogos de futebol associado ao lazer e a atividades da época de Natal. Ao mesmo tempo, até 08 de janeiro, a tenda acolhe o VIANA WINTER FEST, que está a dinamizar um programa de animação noturna com música e espetáculos. Assim, num só espaço, proporciona-se uma Fan Zone, uma programação de Inverno e a programação Viana Natal, com um mercado de Natal, atividades para a família e animação musical.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.