Logo
Regional

“Viana, Coração do Natal” com mais de uma centena de atividades e muitas novidades

25 Novembro, 2022 | 18:08
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano, “Viana, Coração do Natal” apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos de uma programação reforçada e cativante que ambiciona “a maior visitação de sempre”, como assegura o Presidente da Câmara, Luís Nobre.

A Praça da República voltou a ser transformada em Praça Natal, com carrossel para os mais pequenos e decoração alusiva. Este ano, a Árvore de Natal 3D situa-se no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (templo-monumento de Santa Luzia). Já a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra foi alargada e, mais uma vez, seis espetáculos multimédia diários que unem som e luz prometem marcar os momentos em família e com amigos.

Como novidade, na Praça da Liberdade foi instalada uma tenda gigante multifunções que acolhe o Viana Natal, com um mercado de Natal, atividades para a família e animação musical, recebendo ainda o espaço Fan Zone Mundial e a animação noturna Viana Winter Fest.

A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00.

A iluminação natalícia irá decorar 28 ruas da cidade, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas. A opção pela utilização de LEDs de alta intensidade vai permitir economizar cerca de 33% da energia, sem perder o brilho da festa.

Ainda em colaboração com a AEVC, acontece o concurso “Viana é Natal”, que promove a oferta de vouchers a clientes no comércio local (envolvendo 120 lojas aderentes e distribuindo 11 prémios), o concurso de montras natalícias no comércio tradicional e ainda a sonorização das ruas.

A partir do início de dezembro, serão disponibilizados, ao comércio local, sacos de pano com a imagem “Viana, Coração do Natal”, convidando à reutilização dos mesmos, numa opção sustentável e mais amiga do ambiente.

De 1 a 16 de dezembro, volta a ser promovida a iniciativa “Viana + Presente(s)” na Câmara Municipal, que visa angariar brinquedos para crianças carenciadas do concelho.

No âmbito da programação, o centro histórico será animado com arruadas, coros e concertos de Natal a partir de 8 de dezembro, num verdadeiro convite a que miúdos e graúdos se juntem em momentos de confraternização e convívio, valorizando igualmente o comércio tradicional.

O Mercado de Natal cresceu e, de 8 a 23 de dezembro, a Praça da Liberdade e a Praça da República acolhem 32 tendas e são ponto de encontro para quem quer comprar presentes natalícios (8 de dezembro: 10h00-22h00; de segunda a quinta-feira e domingos: 16h00-22h00; sexta-feira e sábados: 12h00-24h00).

A partir do feriado de 8 de dezembro, a tenda gigante instalada na Praça da Liberdade e a Praça da República acolhem, ao final do dia, diversas propostas de Oficinas Kids, a pensar nos mais novos e nas famílias (dias 8, 9, 10, 11, e de 16 a 23 de dezembro), com desafios que incluem presépios de bolotas, bombons de chocolate, bolas de Natal, sacos de presentes, entre muito mais.

Para trazer o sabor e o cheiro do Natal à cidade, todos os dias da quinzena que antecede o Natal a Praça da República tem disponível, às 18h30, vinho quente e castanhas. Outra novidade deste ano são as Queimadas, às sextas-feiras e sábados, na Praça da República, às 23h00.

Os sabores mais mágicos são ainda o mote para o Feirão do Mel, a 17 de dezembro, a partir das 15h00, na praça rainha da cidade, com venda de produtos gastronómicos artesanais, incluindo doçaria e bebidas confecionadas com mel.

A Chegada do Pai Natal acontece a 18 de dezembro, às 16h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo, seguida de um Passeio de Pais Natais no centro histórico.

Nos momentos de lazer na cidade, existem ainda duas propostas de exposições: 4ª edição de Presépios de Artesanato em Viana do Castelo, para visitar nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) e a exposição de Árvores de Natal, no Museu de Artes Decorativas.

Na véspera de Natal, a 24 de dezembro, entre as 10h00 e as 20h00 a Praça da República promete ser o ponto de encontro de todos os abraços, com “Viana, Moscatel e Bananas”.

O Reveillon também integra esta programação, com a Passagem de Ano 2022/2023 a acontecer na tenda gigante instalada na Praça da Liberdade, sem esquecer o habitual fogo-de-artifício sobre o Rio Lima. Para entrar no novo ano com o pé direito, às 17h00 de 1 de janeiro, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe o já tradicional e popular Concerto de Ano Novo com a Orquestra Filarmónica de Braga, de entrada livre (bilheteira disponível às 15h00 de 1 de janeiro, no teatro).

Paralelamente, na Praça da Liberdade a tenda gigante instalada acolhe o FAN ZONE MUNDIAL de acesso gratuito, onde são transmitidos todos os jogos da Seleção Portuguesa e todos os jogos de fases eliminatórias do Mundial 2022 de futebol. O objetivo é proporcionar um espaço multifuncional agradável, onde se pode assistir aos jogos de futebol associado ao lazer e a atividades da época de Natal. Ao mesmo tempo, até 08 de janeiro, a tenda acolhe o VIANA WINTER FEST, que está a dinamizar um programa de animação noturna com música e espetáculos. Assim, num só espaço, proporciona-se uma Fan Zone, uma programação de Inverno e a programação Viana Natal, com um mercado de Natal, atividades para a família e animação musical.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.