Logo
Regional

Viana Bate Forte e Neopop finalistas dos Iberian Festival Awards

31 Janeiro, 2023 | 10:33
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

São já conhecidos os finalistas de todas as categorias dos Iberian Festival Awards e Viana do Castelo conta com dois festivais finalistas em quatro categorias.

O Viana Bate Forte, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi escolhido pelo júri para finalista na categoria “Best Touristic Promotion”, que distingue os eventos que melhor contribuem para a promoção turística da sua região. Já o Neopop é finalista nas categorias “Best Medium-sized festival”, por escolha do público, “Best communication & marketing strategy”, por escolha de júri e ainda “Best Festival Photo”, por votação do público, com Filipa Aurélio – Neopop.

A gala do dos Iberian Festival Awards decorrerá a 11 de março na Cidade da Maia (Grande Auditório do Fórum Cultural). De acordo com a organização, este foi um ano com um recorde de votos do público e um grande equilíbrio nas notas dos jurados, o que valoriza ainda mais quem vencerá e quem ficar perto de vencer. Os vencedores as categorias serão conhecidos na gala (exceção para os Excellence Awards).

O festival Viana Bate Forte surgiu em 2016 com o propósito de atrair ao centro histórico públicos diversos, de todas as idades, promovendo a mobilização e integração de pessoas, o bem-estar e a fruição de um património natural, arquitetónico e cultural. Foi pensado e planeado para reunir diversos estilos musicais, para todo o tipo de público, abrangendo todas as faixas etárias, em concertos promovidos em diferentes espaços urbanos e acessível a todos.

Tendo a gratuitidade como premissa, o festival pretendeu, ao longo das suas cinco edições, contemplar um cenário estratégico do centro histórico vianense, a beleza natural, paisagística, patrimonial e monumental da cidade. A organização fez questão de priorizar os artistas nacionais, dando ainda uma relevante visibilidade aos artistas e bandas vianenses e apostando não só em músicos e grupos de renome, mas também em artistas-revelação. Tem havido, desde sempre, o cuidado de entregar a empresas locais a produção técnica do evento, nomeadamente som e luz, naquela que é uma oportunidade ímpar de ensinamento e aprendizagem.

Os diversos concertos, espalhados por espaços singulares, servem de ponto de ligação entre os palcos e ruas, avenidas e ruelas, mas também de motivo de convívio com o comércio e cafés abertos, tendo como cenário o vasto património que afirma cada vez mais Viana do Castelo como destino turístico de eleição.
O Viana Bate Forte conseguiu, desde a primeira hora, conquistar principalmente os mais jovens e assumiu-se como uma lufada de ar fresco na agenda cultural do concelho, permitindo revitalizar a cultura, o comércio local e até a própria cidade. Na sua primeira edição, em 2016, o festival contou com três palcos, entre Praça da República, Praça da Erva e Porta Mexia Galvão, conquistando cerca de 20 mil pessoas e reunindo 18 artistas nas duas noites. Em 2017, o número de palcos subiu para quatro e, em 2018, foram cinco palcos e 28 artistas, conquistando o grandioso número de 50 mil pessoas. Em 2019, a 4.ª edição Festival Viana Bate Forte, também por razões de sustentabilidade económica, reajustou-se e voltou ao figurino inicial, com três palcos, mas o palco na Porta Mexia Galvão foi substituído pela Praça da Liberdade.

Depois de dois anos muito limitados pela pandemia, o Viana Bate Forte regressou em 2022 e conquistou um recorde de cerca de 60 mil espetadores, nas duas noites, com 16 artistas espalhados por três palcos. Os palcos instalados na Praça da República, Praça da Liberdade e na peculiar Praça da Erva permitiram uma melhor circulação de pessoas e reuniram melhores condições de segurança, já que o número
de pessoas tem vindo a aumentar edição após edição. Em apenas cinco edições, o Viana Bate Forte, pela sua singularidade, qualidade e acessibilidade, marca convictamente a agenda cultural do concelho e do país, sempre com o objetivo de valorizar e homenagear o centro histórico de Viana do Castelo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.