Logo
Regional

Viana aprova protocolos para desenvolvimento cultural que ascendem aos 375 mil euros

2 Abril, 2024 | 14:49
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião de executivo, dez protocolos de desenvolvimento cultural com diversas entidades culturais do concelho e ainda dois contrato-programa de desenvolvimento cultural com a Ao Norte e com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

Os protocolos visam apoiar as associações nas suas atividades diversas de natureza social, cultural, educativa, recreativa, etc. Assim, com a ACEP – Associação Cultural e Educação Popular foi deliberado um apoio para áreas de intervenção como a biblioteca infanto-juvenil, a ludoteca, o centro de experimentação de ciências e centro de recursos educativos, bem como a cooperação alargada com os jardins de infância e escolas do concelho.

Com a Academia de Música, o protocolo tem em consideração que esta é a única instituição que ministra cursos básicos e secundários de música, reconhecendo que o ensino da música envolve recursos humanos e materiais onerosos, pelo que o apoio serve para dar continuidade ao projeto estratégico de alargar e consolidar o acesso cada vez mais generalizado à formação musical e à fruição desta arte pelos vianenses.

Foi ainda aprovado um protocolo com o Centro Cultural do Alto Minho para apoio na organização de atividades, edição de publicações, entre outras. Com o Casino Afifense, o protocolo destina-se a apoiar uma série de atividades e eventos e diversas áreas, fomentando essencialmente a educação, a cultura e o recreio.

Já para a ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, o protocolo é para os diversos eventos de animação da cidade, nomeadamente concertos, espetáculos e participação nas marchas populares. Com as Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas, a Banda Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, a Banda Escuteiros de Barroselas e a Associação Musical de Vila Nova de Anha, pretende-se apoiar o trabalho efetuado no âmbito da área musical e no incremento da cultura musical e enraizada na tradição cultural da região. A Câmara Municipal aprovou também um protocolo com a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho para promoção da cultura tradicional.

Na reunião, foi ainda aprovado um contrato programa de desenvolvimento cultural com a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual para promover eventos como as sessões cineclubistas, a oficina da imagem, a implementação do projeto Escolas em Grande Plano, o Centro de Documentação e o festival Encontros de Viana – Cinema e Vídeo.

Com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o contrato pretende dar continuidade aos projetos de desenvolvimento de hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estímulo dos públicos de infância e juventude, qualificação da oferta de arte contemporânea e a afirmação do Teatro Municipal Sá de Miranda como polo cultural no contexto local, nacional e internacional.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.