A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião de executivo, dez protocolos de desenvolvimento cultural com diversas entidades culturais do concelho e ainda dois contrato-programa de desenvolvimento cultural com a Ao Norte e com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
Os protocolos visam apoiar as associações nas suas atividades diversas de natureza social, cultural, educativa, recreativa, etc. Assim, com a ACEP – Associação Cultural e Educação Popular foi deliberado um apoio para áreas de intervenção como a biblioteca infanto-juvenil, a ludoteca, o centro de experimentação de ciências e centro de recursos educativos, bem como a cooperação alargada com os jardins de infância e escolas do concelho.
Com a Academia de Música, o protocolo tem em consideração que esta é a única instituição que ministra cursos básicos e secundários de música, reconhecendo que o ensino da música envolve recursos humanos e materiais onerosos, pelo que o apoio serve para dar continuidade ao projeto estratégico de alargar e consolidar o acesso cada vez mais generalizado à formação musical e à fruição desta arte pelos vianenses.
Foi ainda aprovado um protocolo com o Centro Cultural do Alto Minho para apoio na organização de atividades, edição de publicações, entre outras. Com o Casino Afifense, o protocolo destina-se a apoiar uma série de atividades e eventos e diversas áreas, fomentando essencialmente a educação, a cultura e o recreio.
Já para a ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, o protocolo é para os diversos eventos de animação da cidade, nomeadamente concertos, espetáculos e participação nas marchas populares. Com as Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas, a Banda Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, a Banda Escuteiros de Barroselas e a Associação Musical de Vila Nova de Anha, pretende-se apoiar o trabalho efetuado no âmbito da área musical e no incremento da cultura musical e enraizada na tradição cultural da região. A Câmara Municipal aprovou também um protocolo com a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho para promoção da cultura tradicional.
Na reunião, foi ainda aprovado um contrato programa de desenvolvimento cultural com a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual para promover eventos como as sessões cineclubistas, a oficina da imagem, a implementação do projeto Escolas em Grande Plano, o Centro de Documentação e o festival Encontros de Viana – Cinema e Vídeo.
Com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o contrato pretende dar continuidade aos projetos de desenvolvimento de hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estímulo dos públicos de infância e juventude, qualificação da oferta de arte contemporânea e a afirmação do Teatro Municipal Sá de Miranda como polo cultural no contexto local, nacional e internacional.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.