Logo
Regional

“Versos soltos de amor” em Valença alertam contra a violência doméstica

6 Fevereiro, 2023 | 17:11
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

Até ao final do mês de fevereiro, está patente na Biblioteca Municipal de Valença uma exposição de lenços dos namorados que pretende alertar contra a violência doméstica. 

A iniciativa é do Projeto Recomeçar + Perto, do Centro de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica (CAVVD) e conta com 30 trabalhos, elaborados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Valença, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Valença e de outras instituições de solidariedade social do Alto Minho.

Os lenços dos namorados fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos avós e são marcas dos trajes tradicionais dos agrupamentos folclóricos. Foram ainda parte integrante do traje feminino e tinham uma função decorativa. Por norma eram lenços quadrados, bordados em linho e marcados pelos versos populares e motivos florais. Para além do aspeto decorativo, o lenço dos namorados estava também associado ao ato de conquista do namorado.

A exposição com “versos soltos de amor” pode ser visitada no hall central da Biblioteca Municipal de Valença, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 12h30.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Novembro, 2025

AC Caminha SDQ abandona competições da AF Viana do Castelo em plena luta pelo título

O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.

Regional 26 Novembro, 2025

“Viana Coração do Natal” quer atrair visitantes e dinamizar comércio local

Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.

Regional 26 Novembro, 2025

Câmara de Viana reduz dívida municipal em cinco milhões de euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.

Regional 26 Novembro, 2025

Valença lança novo concurso para reabilitação do bairro social de Friestas

A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.

Desporto 26 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe grandes eventos de artes marciais e judo no final de novembro

Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.

Regional 26 Novembro, 2025

Escola Superior Agrária do IPVC celebra 40 anos e anuncia novos cursos e projetos para o futuro

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.

Cultura 26 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo bate recordes e afirma posição nacional e europeia

A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.