Até ao final do mês de fevereiro, está patente na Biblioteca Municipal de Valença uma exposição de lenços dos namorados que pretende alertar contra a violência doméstica.
A iniciativa é do Projeto Recomeçar + Perto, do Centro de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica (CAVVD) e conta com 30 trabalhos, elaborados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Valença, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Valença e de outras instituições de solidariedade social do Alto Minho.
Os lenços dos namorados fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos avós e são marcas dos trajes tradicionais dos agrupamentos folclóricos. Foram ainda parte integrante do traje feminino e tinham uma função decorativa. Por norma eram lenços quadrados, bordados em linho e marcados pelos versos populares e motivos florais. Para além do aspeto decorativo, o lenço dos namorados estava também associado ao ato de conquista do namorado.
A exposição com “versos soltos de amor” pode ser visitada no hall central da Biblioteca Municipal de Valença, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 12h30.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou esta quinta-feira, por maioria, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2026, no valor total de 29,9 milhões de euros. O montante representa um aumento de 12,6% face ao ano anterior, impulsionado sobretudo pela execução de projetos financiados pelo PT2030, PRR e outros programas comunitários.
Ponte de Lima celebra amanhã, 29 de novembro, os 900 anos do Foral Teresiano com uma oficina dedicada aos Quadros do Samiguel de Cabaços, manifestação tradicional que combina religiosidade e cultura rural durante a época das colheitas.