Logo
Regional

“Versos soltos de amor” em Valença alertam contra a violência doméstica

6 Fevereiro, 2023 | 17:11
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

Até ao final do mês de fevereiro, está patente na Biblioteca Municipal de Valença uma exposição de lenços dos namorados que pretende alertar contra a violência doméstica. 

A iniciativa é do Projeto Recomeçar + Perto, do Centro de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica (CAVVD) e conta com 30 trabalhos, elaborados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Valença, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Valença e de outras instituições de solidariedade social do Alto Minho.

Os lenços dos namorados fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos avós e são marcas dos trajes tradicionais dos agrupamentos folclóricos. Foram ainda parte integrante do traje feminino e tinham uma função decorativa. Por norma eram lenços quadrados, bordados em linho e marcados pelos versos populares e motivos florais. Para além do aspeto decorativo, o lenço dos namorados estava também associado ao ato de conquista do namorado.

A exposição com “versos soltos de amor” pode ser visitada no hall central da Biblioteca Municipal de Valença, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 12h30.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.

Regional 10 Dezembro, 2025

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

Regional 10 Dezembro, 2025

VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho decorrem em Valença

Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.