Até ao final do mês de fevereiro, está patente na Biblioteca Municipal de Valença uma exposição de lenços dos namorados que pretende alertar contra a violência doméstica.
A iniciativa é do Projeto Recomeçar + Perto, do Centro de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica (CAVVD) e conta com 30 trabalhos, elaborados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Valença, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Valença e de outras instituições de solidariedade social do Alto Minho.
Os lenços dos namorados fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos avós e são marcas dos trajes tradicionais dos agrupamentos folclóricos. Foram ainda parte integrante do traje feminino e tinham uma função decorativa. Por norma eram lenços quadrados, bordados em linho e marcados pelos versos populares e motivos florais. Para além do aspeto decorativo, o lenço dos namorados estava também associado ao ato de conquista do namorado.
A exposição com “versos soltos de amor” pode ser visitada no hall central da Biblioteca Municipal de Valença, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 12h30.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carrego (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.