Na última reunião do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Vereadora da Oposição pelo CDS, Ilda Araújo Novo, proferiu um discurso emotivo em tom de despedida, assinalando o encerramento do seu mandato.
Sem fazer uma análise pormenorizada do seu percurso político, a vereadora destacou a sua dedicação e compromisso ao longo dos dois mandatos cumpridos, quer no âmbito local e distrital do CDS, quer na Assembleia da República. “Sempre justifiquei e sustentei as posições assumidas, sempre a pensar no bem comum,” afirmou Ilda Araújo Novo, sublinhando o empenho em exercer o cargo de vereadora da oposição com “dedicação, competência, isenção e até elevação”.
A vereadora aproveitou para agradecer publicamente a todos os funcionários, técnicos e responsáveis dos diversos departamentos da Câmara, com destaque para o Diretor do Departamento de Administração Geral, Dr. Neiva Marques, e para o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara, Eng. Marco Montenegro. Também elogiou a dedicação das colaboradoras Georgina e Carolina pelo apoio eficaz e leal.
Ilda Araújo Novo destacou ainda a colaboração dos restantes vereadores e do Presidente da Câmara, Luís Nobre, reconhecendo que, apesar das diferenças políticas e posições distintas, encontrou sempre disponibilidade e empenho para lidar com os problemas dos munícipes. “Foi-me permitido ser uma mensageira do que entendo ser o papel de um eleito: levar os problemas da população para que sejam encontradas soluções justas e equitativas dentro da legalidade,” frisou.
Embora tenha decidido não integrar a candidatura da coligação AD PSD/CDS nas próximas eleições, a vereadora da oposição desejou “tudo de bom a todos”, reiterando que foi “uma honra e um prazer fazer parte deste executivo” e contribuir para o desenvolvimento do Concelho de Viana do Castelo.
No final, deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos colegas da oposição, com quem partilhou o trabalho no mandato, agradecendo o respeito e colaboração mútua.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.