Na última reunião do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Vereadora da Oposição pelo CDS, Ilda Araújo Novo, proferiu um discurso emotivo em tom de despedida, assinalando o encerramento do seu mandato.
Sem fazer uma análise pormenorizada do seu percurso político, a vereadora destacou a sua dedicação e compromisso ao longo dos dois mandatos cumpridos, quer no âmbito local e distrital do CDS, quer na Assembleia da República. “Sempre justifiquei e sustentei as posições assumidas, sempre a pensar no bem comum,” afirmou Ilda Araújo Novo, sublinhando o empenho em exercer o cargo de vereadora da oposição com “dedicação, competência, isenção e até elevação”.
A vereadora aproveitou para agradecer publicamente a todos os funcionários, técnicos e responsáveis dos diversos departamentos da Câmara, com destaque para o Diretor do Departamento de Administração Geral, Dr. Neiva Marques, e para o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara, Eng. Marco Montenegro. Também elogiou a dedicação das colaboradoras Georgina e Carolina pelo apoio eficaz e leal.
Ilda Araújo Novo destacou ainda a colaboração dos restantes vereadores e do Presidente da Câmara, Luís Nobre, reconhecendo que, apesar das diferenças políticas e posições distintas, encontrou sempre disponibilidade e empenho para lidar com os problemas dos munícipes. “Foi-me permitido ser uma mensageira do que entendo ser o papel de um eleito: levar os problemas da população para que sejam encontradas soluções justas e equitativas dentro da legalidade,” frisou.
Embora tenha decidido não integrar a candidatura da coligação AD PSD/CDS nas próximas eleições, a vereadora da oposição desejou “tudo de bom a todos”, reiterando que foi “uma honra e um prazer fazer parte deste executivo” e contribuir para o desenvolvimento do Concelho de Viana do Castelo.
No final, deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos colegas da oposição, com quem partilhou o trabalho no mandato, agradecendo o respeito e colaboração mútua.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.