Logo
Regional

Vencedores da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura vão representar o concelho na fase intermunicipal

9 Março, 2023 | 13:48
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolheu recentemente a fase municipal da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Alunos de vários agrupamentos escolares do concelho participaram nas provas de escrita e palco.

Nesta festa da leitura, todos os participantes foram contemplados com um brinde e os vencedores com um Vale Literário no valor de 100 euros, num prémio que tem como objetivo apoiar os alunos no seu percurso de leitores e estudantes. Os vencedores desta fase irão representar o concelho na fase intermunicipal que se realizará em Melgaço, em abril.

O Vereador da Educação e da Cultura, Manuel Vitorino, e o júri constituído por Raquel Ramos, Coordenadora Interconcelhia da Rede das Bibliotecas Escolares, Marlene Ferraz, escritora, e José Mesquita, professor, assegurou que “ser participante no Concurso Nacional de Leitura é assumir a responsabilidade de ser embaixador da leitura, missão que contagiará outros na escola e fora desta”, convidando os vencedores e os participantes desta iniciativa a fazerem a diferença ao serem leitores.

O Concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas e conta com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais. O objetivo é estimular, nos leitores mais novos, o gosto e o hábito de leitura, bem como melhorar a compreensão leitora.

Assim, no 1º Ciclo, foram vencedores: Ariana Rodrigues da Rocha Lima, da EB1 Carmo do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Mariana Gonçalves Cordeiro, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas; Sofia Fernandes Vaz, da EB1 de Areosa do Agrupamento de Escolas de Monserrate; e Tiago Magalhães Maciel, do Centro Escolar de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.

No 2º Ciclo, venceram Edgar Rodrigues, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; Leonor Reis, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Margarida Rocha, da EB2,3 Abelheira do Agrupamento de Escolas de Abelheira; e Maria Mendes Castanheira, EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior.

Já no 3º Ciclo, foram premiados Leonor Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; Luana Brás Nina, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Maria do Carmo Pinho Viana, EB Integrada Foz do Neiva do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; e Ricardo Afonso Monteiro Rocha, da EB2,3/S de Barroselas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.

No que toca ao Ensino Secundário, a fase municipal premiou Antónia Bernardino de Brito, da ES Santa Maria Maior do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior; Filipa Silva Rego, da EB2,3/S de Monte da Ola do Agrupamento de Escolas Monte da Ola; Laura Sofia Martins Vieira, da EB2,3/S de Lanheses do Agrupamento de Escolas Arga e Lima; e Matilde Cadilha Gonçalves, da ES Monserrate do Agrupamento
de Escolas Monserrate.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.