Logo
Regional

Veículo Elétrico multifunções vai reforçar frota municipal de Viana do Castelo

29 Setembro, 2023 | 16:11
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de reforçar a sua frota municipal com um veículo elétrico multifunções para apoio aos espaços verdes.

O veículo elétrico vai efetuar a recolha dos resíduos verdes produzidos na cidade, transportando-os para o centro de compostagem, assim como irá permitir a rega dos cerca de 400 vasos e taças existentes no centro histórico da cidade e o transporte de materiais e plantas para os espaços verdes do centro da cidade.

A aquisição deste veículo elétrico, teve por base uma candidatura ao Fundo Ambiental para a criação do “Centro Municipal de Compostagem”.

Esta nova valência municipal servirá para recolher todos os biorresíduos na fileira dos resíduos verdes (sobrantes das áreas florestais e de espaços verdes) da cidade de Viana do Castelo como solução de mitigação dos impactos adversos decorrentes da atual produção, queima e depositação em aterro.

A substituição da frota automóvel por veículos mais amigos do ambiente é uma das 30 medidas que integram a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Este é um processo que foi
iniciado em 2015 num projeto-piloto a nível nacional para a definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas.

O Município conta, assim, com diversas viaturas elétricas e dois autocarros elétricos que fazem o circuito no centro histórico.

Este é contributo do município para a sustentabilidade ambiental e para uma efetiva redução de emissão de gases de carbono, sendo objetivo desta autarquia proceder à renovação de toda a frota automóvel municipal, substituindo-a por veículos elétricos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Regional 18 Abril, 2024

Tradicional benção dos capacetes registou um “número record de motards presentes”

A tradicional benção dos capacetes regressou, no passado domingo, 14 de abril, à Capela de Sant’Ana, no Monte do Faro, em Valença. Segundo o Município, registou-se um "número record de motards presentes". 

Nacional 18 Abril, 2024

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

A ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, desconhecer formalmente a existência de ruturas de vacinas, mas espera que a Direção Executiva forneça a “informação necessária” para avaliar dificuldades que Unidades Locais de Saúde possam estar a ter para as adquirir.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho.