Logo
Regional

Valença volta a colocar à disposição de todos os quatro canhões da Fortaleza

14 Novembro, 2023 | 10:39
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Já é possível apreciar novamente os quatro canhões da Fortaleza de Valença, graças ao protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Valença e o Exército Português.

O Exército Português esteve representado na cerimónia pelo Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, diretor da Direção de História e Cultura Militar e o Município de Valença, pelo presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

No ato, José Manuel Carpinteira salientou que “voltamos a colocar à visualização de todos estes canhões, elementos de incalculável valor histórico e patrimonial da nossa Fortaleza e que tantas memórias proporcionaram a gerações de valencianos e turistas”.

O Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, disse, na sua intervenção , que “a Fortaleza de Valença é uma verdadeira preciosidade e estes canhões são testemunhos de Portugal”.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Valença VIVE FRONTEIRAS VIVER"

As quatro peças de campanha, pertencentes ao Museu Militar de Lisboa, passam a integrar as exposições permanentes do Núcleo Museológico Municipal e do Centro de Interpretação dos Castelos e Fortalezas, no Paiol de Marte, em Valença.

Trata-se de quatro peças de campanha datadas de 1778, 1797 e 1801.

Segundo o Município de Valença, este protocolo surge da necessidade de proteger e salvaguardar, com todas as condições necessárias, estes emblemáticos canhões, após o roubo de uma das peças, que estava no baluarte do Socorro, em junho de 2022.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "VALENÇA Valença VIVER ME"
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 10 Novembro, 2024

AFVC: Cardielense ganha no Castelo de Neiva, Correlhã mantém liderança

Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 9ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (0-1) do Cardielese na casa do Castelense.

Desporto 10 Novembro, 2024

Vianense ganha derby frente ao Limianos no Campeonato de Portugal

Realizou-se, este domingo, a 9.ª jornada do Campeonato de Portugal. O grande destaque vai para a vitória (1-0) do Vianense no derby frente ao Limianos. Um auto golo (1-0) e um golo de Rica nos descontos, resolveu o jogo a favor da equipa de Viana do Castelo (2-0).

Desporto 10 Novembro, 2024

Santa Luzia conquista nova vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia Futebol Clube recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário em Viana do Castelo, o Atlético Povoense em jogo referente à 7ª jornada Liga Feminina Placard Futsal. A equipa de Viana do Castelo venceu (3-2) com golos de Rafinha (1) e Helora (2).

Desporto 10 Novembro, 2024

Morreu José Garrido, ex-futebolista do Desportivo de Monção e do Benfica

O antigo futebolista português José Garrido morreu hoje, aos 64 anos, informou o Desportivo de Chaves, um dos clubes que representou e do qual chegou a sair para o Benfica. Garrido iniciou a carreira no Desportivo de Monção

Desporto 10 Novembro, 2024

Vianense Marta Paço tetracampeã mundial de surf

A surfista vianense Marta Paço sagrou-se, no sábado, tetracampeã mundial ISA na classe adaptada VI-1, para cegos, em competição que decorreu em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos.

Regional 10 Novembro, 2024

Juventude Viana sofre derrota pesada em Barcelos

A Juventude de Viana deslocou-se, no sábado, a Barcelos para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 5ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense sofreu uma derrota pesada (7-1) na casa do líder da competição.

Regional 10 Novembro, 2024

ASAE instaura processo-crime por desobediência e apreende 3,3 toneladas de carne em Braga

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime por desobediência e apreendeu 3,3 toneladas de carne de porco, avaliada em 7.450 euros, numa empresa localizada no distrito de Braga.