O Município de Valença já inaugurou o segundo Circuito de Arte Pública, na cidade, este ano, dedicado à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril”, com três novos murais.
Durante uma semana as instalações artísticas foram preparadas em três pontos da cidade: na Rua 25 de Abril, na fachada do Centro Coordenador de Transportes e na parede da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
Valença assinalou, assim, no espaço público a efeméride dos 50 anos do 25 de Abril trabalhando a temática da liberdade, os ícones do 25 de Abril e as preocupações da liberdade hoje.
O presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, marcou presença na inauguração e destacou a importância de trazer a arte para o espaço público de Valença, qualificando a cidade, os seus espaços, com elementos artísticos identitários e significativos para a sociedade valenciana.
Jorge Charrua, Vasco Maio e Patrícia Mariano foram os artistas que deram arte à sua imaginação e deixaram os seus registos nas paredes de Valença.
Jorge Charrua, autor do mural do Centro Coordenador de Transportes, é um fundidor de linguagens intemporais da história da pintura com os tempos da contemporaneidade, significando os 50 anos do 25 de Abril.
Os trabalhos de Vasco Maio, autor do mural da rua 25 de Abril, refletem a procura de impressões ancestrais que se perpetuam, tecidos que se unem e formas que se fractalizam, projetando momentos que marcaram a revolução.
Patrícia Mariano, autora do mural do Agrupamento de Escolas, situa o seu trabalho entre a realidade e os sonhos e pode ser descrito como um realismo imaginado que deixa um mural com a frase “Estes Cravos Precisam de Água”.
Na organização deste segundo Circuito de Arte Pública Urbana de Valença esteve o artista valenciano João Fortuna.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença e os artistas representaram a organização FomE.



As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.