O Município de Valença já inaugurou o segundo Circuito de Arte Pública, na cidade, este ano, dedicado à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril”, com três novos murais.
Durante uma semana as instalações artísticas foram preparadas em três pontos da cidade: na Rua 25 de Abril, na fachada do Centro Coordenador de Transportes e na parede da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
Valença assinalou, assim, no espaço público a efeméride dos 50 anos do 25 de Abril trabalhando a temática da liberdade, os ícones do 25 de Abril e as preocupações da liberdade hoje.
O presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, marcou presença na inauguração e destacou a importância de trazer a arte para o espaço público de Valença, qualificando a cidade, os seus espaços, com elementos artísticos identitários e significativos para a sociedade valenciana.
Jorge Charrua, Vasco Maio e Patrícia Mariano foram os artistas que deram arte à sua imaginação e deixaram os seus registos nas paredes de Valença.
Jorge Charrua, autor do mural do Centro Coordenador de Transportes, é um fundidor de linguagens intemporais da história da pintura com os tempos da contemporaneidade, significando os 50 anos do 25 de Abril.
Os trabalhos de Vasco Maio, autor do mural da rua 25 de Abril, refletem a procura de impressões ancestrais que se perpetuam, tecidos que se unem e formas que se fractalizam, projetando momentos que marcaram a revolução.
Patrícia Mariano, autora do mural do Agrupamento de Escolas, situa o seu trabalho entre a realidade e os sonhos e pode ser descrito como um realismo imaginado que deixa um mural com a frase “Estes Cravos Precisam de Água”.
Na organização deste segundo Circuito de Arte Pública Urbana de Valença esteve o artista valenciano João Fortuna.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença e os artistas representaram a organização FomE.



A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.