O Município de Valença já inaugurou o segundo Circuito de Arte Pública, na cidade, este ano, dedicado à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril”, com três novos murais.
Durante uma semana as instalações artísticas foram preparadas em três pontos da cidade: na Rua 25 de Abril, na fachada do Centro Coordenador de Transportes e na parede da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
Valença assinalou, assim, no espaço público a efeméride dos 50 anos do 25 de Abril trabalhando a temática da liberdade, os ícones do 25 de Abril e as preocupações da liberdade hoje.
O presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, marcou presença na inauguração e destacou a importância de trazer a arte para o espaço público de Valença, qualificando a cidade, os seus espaços, com elementos artísticos identitários e significativos para a sociedade valenciana.
Jorge Charrua, Vasco Maio e Patrícia Mariano foram os artistas que deram arte à sua imaginação e deixaram os seus registos nas paredes de Valença.
Jorge Charrua, autor do mural do Centro Coordenador de Transportes, é um fundidor de linguagens intemporais da história da pintura com os tempos da contemporaneidade, significando os 50 anos do 25 de Abril.
Os trabalhos de Vasco Maio, autor do mural da rua 25 de Abril, refletem a procura de impressões ancestrais que se perpetuam, tecidos que se unem e formas que se fractalizam, projetando momentos que marcaram a revolução.
Patrícia Mariano, autora do mural do Agrupamento de Escolas, situa o seu trabalho entre a realidade e os sonhos e pode ser descrito como um realismo imaginado que deixa um mural com a frase “Estes Cravos Precisam de Água”.
Na organização deste segundo Circuito de Arte Pública Urbana de Valença esteve o artista valenciano João Fortuna.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença e os artistas representaram a organização FomE.



O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.