Logo
Cultura

Valença recebe o primeiro circuito de arte pública

19 Setembro, 2023 | 17:28
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Município de Valença está a acolher, esta semana, o primeiro circuito de arte pública, em três pontos da cidade. As obras de arte pretendem retratar temas da atualidade e identitários da memória e da cidade de Valença com referências à sustentabilidade, à juventude e à igualdade de género.

Nuno Alecrim, Rita Ravasco e Daniela Guerreiro são os artistas que vão criar os três murais que marcam o arranque de um circuito maior.

Nuno Alecrim intervirá nas faces do edifício central do Campo da Feira, com os traços geométricos e a pintura abstrata que tanto o caracterizam, refletindo sobre as questões ambientais.

Rita Ravasco, com a explosão de cor que tanto a caracteriza, vai intervir no muro da Piscina Municipal, na face virada para a avenida da Juventude. A proposta deste mural fala diretamente à comunidade mais jovem, sobre temas como a igualdade de género e a valorização e atualização das memórias e da tradição local.

Daniela Guerreiro é uma artista realista que está a executar um mural evocativo das memórias das trapicheiras, no edifício do Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho, na Ponte Seca. Este mural pretende relembrar as mulheres que, com garra e determinação, de um lado e do outro da fronteira entre o Alto Minho e a Galiza arriscaram a vida no contrabando para garantir o “ganha-pão” das famílias.

Para a “Fome”, organização que está a executar os trabalhos, “pretende-se trabalhar os temas através de abordagens simbólicas e metafóricas que fujam à representação direta, mas que incitem à contemplação do mural como obra de arte em si”.

José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença diz ainda que “este circuito pretende trazer a arte para a rua, acessível para todos, com expressões inovadoras sobre temas que nos preocupam a todos enquanto cidadãos e reflexos da nossa memória coletiva como valencianos”.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e os artistas representam a organização FomE.

Da equipa de preparação deste primeiro Circuito de Arte Pública Urbana de Valença faz parte o artista valenciano João Fortuna.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, comboio, linha férrea e texto
Pode ser uma imagem de rua
ᶠᵒᵗᵒᵍʳᵃᶠⁱᵃˢ ʳᵉᵛⁱˢᵗᵃ ᶠᵒᵐᵉ

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Dezembro, 2025

Bombeiros de Viana do Castelo realizam treino operacional aberto ao público

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.

Internacional 3 Dezembro, 2025

Sonic Blast regressa à Praia da Duna do Caldeirão em 2026 com cartaz de peso

O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.

Música 3 Dezembro, 2025

Excesso cancelam concerto em Viana do Castelo e mais duas datas da digressão

A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Desporto 3 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe SC Tomar nos 16 avos de final da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.

Regional 3 Dezembro, 2025

Viana do Castelo aposta no enoturismo como motor de desenvolvimento turístico

Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.

Cultura 3 Dezembro, 2025

Festival de Dança vai animar Viana do Castelo entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.

Regional 3 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com projeto-piloto de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.