Valença foi distinguida com a placa distintiva da classificação do Lanço da Cruz como Património Cultural Imaterial de Portugal, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial.
A distinção foi entregue pelo Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, ao Município de Valença, representado pelo presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.
O Lanço da Cruz, tradição secular partilhada entre Cristelo Covo (Valença) e Sobrada (Tomiño, Galiza), foi inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em junho deste ano, reconhecendo oficialmente o seu valor histórico, religioso e cultural.

Para José Manuel Carpinteira, este é um marco importante para a região. “Este reconhecimento é um orgulho para Cristelo Covo e Sobrada, para Valença e Tomiño. O Lanço da Cruz é uma marca da nossa identidade que transpõe fronteiras, partilhada entre galegos e portugueses, e representa uma responsabilidade redobrada na sua preservação e valorização”, sublinhou o autarca.
Celebrado anualmente na Segunda-feira de Páscoa, o Lanço da Cruz é uma manifestação única da cultura pascal transfronteiriça, que simboliza a união das comunidades das duas margens do rio Minho, reforçando laços de fé e fraternidade entre Portugal e a Galiza.
Com esta distinção, Valença passa a ter dois bens inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial — o Lanço da Cruz e a Feira dos Santos de Cerdal — consolidando o concelho como referência na preservação e valorização das tradições do Alto Minho.
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).