A Câmara Municipal de Valença vai auscultar empresários e consumidores sobre o que pensam do comércio e serviços na Fortaleza e recolher sugestões de modernização. A iniciativa insere-se no projeto de implementação do Bairro Comercial Digital da Fortaleza de Valença.
O projeto piloto pretende melhorar a experiência de compra e simultaneamente atrair mais pessoas para a Fortaleza, numa combinação entre o físico e o digital, através das novas tecnologias. “A digitalização da economia, do espaço público e a dinamização e valorização destes setores de atividade é fundamental para acompanhar os novos hábitos e padrões de consumo”, realçou a autarquia. “Os Bairros Comerciais Digitais pretendem ser uma medida impulsionadora do crescimento económico dos setores dominantes na Fortaleza de Valença, da sua modernização, inovação e adequação às novas tendências de consumo”, completou.
A concretização deste projeto implica uma parceria entre o Município de Valença, a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e a Associação Empresarial de Valença.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.
A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que a produção de energia eólica no mar (“offshore”) só avançará quando for economicamente viável, sublinhando que esse cenário “ainda está muito longe” de acontecer.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta a estreia de “Quero Ser Feliz Agora!”, um novo espetáculo integrado no Projeto de Teatro Escolar 2025–2026, destinado ao público do ensino secundário e ao público em geral.