O Município de Valença vai realizar, a partir desta tarde, uma campanha de sensibilização nas escolas e na comunidade em geral. A iniciativa pretende continuar a assinalar o Dia Mundial do Cancro, que se comemorou, no passado domingo, no dia 4 de fevereiro.
Nesse sentido, vai decorrer, esta segunda-feira, uma sessão de sensibilização na Biblioteca Municipal, a partir das 14h30, aberta à comunidade. “Nesta sessão pretende-se sensibilizar a comunidade para as atitudes preventivas que todos poderemos ter, no dia a dia, sobretudo no que toca à importância da alimentação saudável e outros fatores de proteção para a prevenção do cancro”, realçou a autarquia em nota.
Depois, até ao dia 8 de fevereiro a campanha de sensibilização, com sessões de educação para a saúde, vai decorrer nas aulas de cidadania, no Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho. “Nutricionistas e técnicos da Liga Contra o Cancro vão transmitir informação sobre os hábitos de vida saudáveis preventivos do cancro”, continua.
As atividades são promovidas pela Câmara Municipal em parceria com a delegação de Valença da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Centro de Saúde de Valença.

A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.