Logo
Regional

Valença lança concurso de 213 mil euros para projeto contra fogos

21 Outubro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Valença lançou, por cerca de 213 mil euros, um concurso público para arborização e rearborização dos Condomínios de Aldeia, um projeto para tornar aglomerados populacionais menos suscetíveis ao fogo florestal.

O anúncio da autarquia valenciana foi hoje publicado no Diário da República, com um preço base de 213.448 euros, e estipula o dia 27 para a apresentação de propostas para o contrato que vai ter um prazo de execução de 60 dias.

Em fevereiro, o município anunciou um investimento de cerca de 575 mil euros em 12 manchas florestais para tornar os aglomerados populacionais próximos “menos suscetíveis ao fogo”.

“O objetivo é tornar estas áreas edificadas rurais menos suscetíveis ao fogo”, explicou, então, em comunicado, a câmara de Valença.

As 12 manchas florestais abrangidas ficam “próximas a aglomerados populacionais nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins”.

“Os trabalhos vão implicar ações de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura/manutenção de caminhos florestais e plantação de árvores folhosas autóctones, mais adequadas à nossa região e resistentes aos incêndios florestais”, de acordo com o município.

A par destas intervenções, a Câmara anunciou a promoção de “ações de sensibilização para o uso do fogo em cada um dos aglomerados intervencionados”, a compra de um biotriturador, o reforço e melhoria da sinalética dos pontos de água e das zonas de lazer e espaço verde.

A intervenção “enquadra-se nas medidas do Fundo Ambiental, financiada a 100% pelo Programa de Recuperação e Resiliência [PRR] à medida Condomínio de Aldeias.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 23 Novembro, 2024

Juventude Viana joga hoje em Riba d`Ave

A Juventude de Viana desloca-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 23 Novembro, 2024

Quatro em cada dez jovens passam mais de cinco horas por dia na Internet

Quatro em cada dez jovens de 18 anos passa cinco ou mais horas por dia na internet, revela um inquérito hoje divulgado, segundo o qual 41% tinham menos de 10 anos quando começarem a navegar na internet.

Desporto 23 Novembro, 2024

Portugal defronta Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações

Portugal ficou a conhecer o adversário nos quartos de final da Liga A da Liga das Nações. O sorteio, que teve lugar em Nyon, ditou que a equipa lusa, que entrou no sorteio como cabeça de série, irá defrontar a seleção da Dinamarca, segunda classificada no grupo A4, onde alinham Morten Hjulmand (Sporting) e Alexander Bah (Benfica).

Regional 23 Novembro, 2024

Filme promocional da Romaria da Agonia ganha prémio na Grécia

O filme promocional da Romaria da Agonia 2023 arrecadou mais um prémio, desta vez na Grécia, no 15º Festival de Cinema de Turismo de Amorgos, um evento de renome internacional que reuniu 119 participações de 45 países.

Desporto 23 Novembro, 2024

Santa Luzia recebe Maia na Liga Feminina de futsal

O Santa Luzia Futebol Clube vai defrontar, este sábado, no Pavilhão José Natário, o Maia FC, em jogo referente à 9ª Jornada da Liga Feminina de Futsal.

Regional 23 Novembro, 2024

Equipa de Monção conquista Campeonato Ibérico de Resistência em karting

A equipa, Monção Motorsport, constituída por Diogo Pinto, Renato Afonso, Manuel Fonseca e João Pedro Ferreira, conquistou o Campeonato Ibérico de Resistência 2024, em karting, revalidando o título das duas últimas temporadas.

Regional 23 Novembro, 2024

Município de Ponte de Lima aumenta apoio às IPSS 

O executivo municipal de Ponte de Lima aprovou, em reunião de Câmara Municipal, a atribuição dos subsídios às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, registando-se um acréscimo de 30% em relação valor subsidiado no ano anterior.