A Câmara de Valença lançou, por cerca de 213 mil euros, um concurso público para arborização e rearborização dos Condomínios de Aldeia, um projeto para tornar aglomerados populacionais menos suscetíveis ao fogo florestal.
O anúncio da autarquia valenciana foi hoje publicado no Diário da República, com um preço base de 213.448 euros, e estipula o dia 27 para a apresentação de propostas para o contrato que vai ter um prazo de execução de 60 dias.
Em fevereiro, o município anunciou um investimento de cerca de 575 mil euros em 12 manchas florestais para tornar os aglomerados populacionais próximos “menos suscetíveis ao fogo”.
“O objetivo é tornar estas áreas edificadas rurais menos suscetíveis ao fogo”, explicou, então, em comunicado, a câmara de Valença.
As 12 manchas florestais abrangidas ficam “próximas a aglomerados populacionais nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins”.
“Os trabalhos vão implicar ações de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura/manutenção de caminhos florestais e plantação de árvores folhosas autóctones, mais adequadas à nossa região e resistentes aos incêndios florestais”, de acordo com o município.
A par destas intervenções, a Câmara anunciou a promoção de “ações de sensibilização para o uso do fogo em cada um dos aglomerados intervencionados”, a compra de um biotriturador, o reforço e melhoria da sinalética dos pontos de água e das zonas de lazer e espaço verde.
A intervenção “enquadra-se nas medidas do Fundo Ambiental, financiada a 100% pelo Programa de Recuperação e Resiliência [PRR] à medida Condomínio de Aldeias.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.