Logo
Regional

Valença investe na limpeza das linhas de água e nos caminhos florestais

15 Dezembro, 2023 | 8:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Município de Valença está a levar a cabo várias intervenções de limpeza e desobstrução de linhas de água. 

Uma das intervenções decorre em Cristelo Covo, junto à rua da Terra Nova e pretende evitar e minimizar os impactos das grandes chuvas. “Esta linha de água acumula uma grande parte das águas pluviais vindas da zona da cidade nova e recinto do campo da feira da cidade de Valença. Pretende-se, assim, reduzir o impacto das grandes precipitações, sobretudo, na rua do Corgo que une Cristelo Covo a Arão, tanto na via pública como evitar afetar os moradores e provocar danos”, explicou o Município de Valença numa nota.

Em análise com o Instituto das Estradas de Portugal está uma ação, também, na linha de água da Formigosa, que reúne águas pluviais de Gandra e Cerdal. “Nos dias de maior precipitação o acumulado desta ribeira pode afetar as zonas mais baixas da Formigosa, em Gandra e da Pedreira, em Cerdal”, justificou.

Recentemente a Câmara Municipal interveio, também, no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, numa extensão de cerca de 800 metros. Intervenções que se alargaram, ainda, ao ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza desta ribeira e suas margens.

Pode ser uma imagem de texto

Prevenção e Proteção da Floresta

O Município de Valença continua, ainda, com as ações de manutenção e reabertura de caminhos florestais, em vários pontos do concelho. “Estas ações são essenciais para criar as condições necessárias para proteção de uma das principais manchas de pinheiro bravo da região com cerca de 400 hectares”, continuou.

Simultaneamente, os trabalhos preventivos pretendem atenuar os efeitos dos fogos florestais e facilitar a circulação dos meios de socorro. Estes inserem-se na política municipal para as florestas em estreita articulação com as juntas de freguesia, conselhos diretivos de baldios, Bombeiros Voluntários, GNR / SEPNA e demais agentes locais e regionais.

Já em Cerdal decorre, também, a reflorestação de uma vasta área de terreno baldio. A ação desenvolve-se, a cargo da equipa de sapadores Florestais, nos espaços envolventes ao Campo de Tiro de Cerdal, em Mosteiró. “Com esta ação pretende-se rearborizar uma zona que tem sido palco de vários incêndios nos últimos anos, com espécies retardadoras do avanço dos incêndios”, concluiu a nota.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e relva

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

EntardeCER recebe palestra sobre adeptos de futebol e identidade social em Viana do Castelo

O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Valença promove sessão de sensibilização sobre espécies invasoras

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Tentativa de assalto causa danos na Capela de Nossa Senhora da Graça em Lanhelas

Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.