O Município de Valença está a levar a cabo várias intervenções de limpeza e desobstrução de linhas de água.
Uma das intervenções decorre em Cristelo Covo, junto à rua da Terra Nova e pretende evitar e minimizar os impactos das grandes chuvas. “Esta linha de água acumula uma grande parte das águas pluviais vindas da zona da cidade nova e recinto do campo da feira da cidade de Valença. Pretende-se, assim, reduzir o impacto das grandes precipitações, sobretudo, na rua do Corgo que une Cristelo Covo a Arão, tanto na via pública como evitar afetar os moradores e provocar danos”, explicou o Município de Valença numa nota.
Em análise com o Instituto das Estradas de Portugal está uma ação, também, na linha de água da Formigosa, que reúne águas pluviais de Gandra e Cerdal. “Nos dias de maior precipitação o acumulado desta ribeira pode afetar as zonas mais baixas da Formigosa, em Gandra e da Pedreira, em Cerdal”, justificou.
Recentemente a Câmara Municipal interveio, também, no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, numa extensão de cerca de 800 metros. Intervenções que se alargaram, ainda, ao ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza desta ribeira e suas margens.

O Município de Valença continua, ainda, com as ações de manutenção e reabertura de caminhos florestais, em vários pontos do concelho. “Estas ações são essenciais para criar as condições necessárias para proteção de uma das principais manchas de pinheiro bravo da região com cerca de 400 hectares”, continuou.
Simultaneamente, os trabalhos preventivos pretendem atenuar os efeitos dos fogos florestais e facilitar a circulação dos meios de socorro. Estes inserem-se na política municipal para as florestas em estreita articulação com as juntas de freguesia, conselhos diretivos de baldios, Bombeiros Voluntários, GNR / SEPNA e demais agentes locais e regionais.
Já em Cerdal decorre, também, a reflorestação de uma vasta área de terreno baldio. A ação desenvolve-se, a cargo da equipa de sapadores Florestais, nos espaços envolventes ao Campo de Tiro de Cerdal, em Mosteiró. “Com esta ação pretende-se rearborizar uma zona que tem sido palco de vários incêndios nos últimos anos, com espécies retardadoras do avanço dos incêndios”, concluiu a nota.

O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.