Logo
Cultura

“Valença Flor de Maio” junta 57 grupos valencianos para reviver a tradicional festa das maias

28 Abril, 2023 | 18:36
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Município de Valença vai reviver a tradicional festa das maias, entre 1 e 7 de maio, com o "Valença Flor de Maio". A programação integra uma exposição floral no Jardim Municipal, várias decorações nas portas de entrada na Fortaleza, nas praças, nos comércios e nas instituições e ainda uma Festa Flower Power.

No total, serão 57 grupos valencianos a dar corpo à iniciativa que procurará juntar as juntas de freguesia, as IPSS’s, as associações culturais, recreativas e desportivas, os grupos de catequese e os estabelecimentos comerciais.

A abertura da iniciativa está marcada para a próxima segunda-feira, dia 1 de maio, pelas 17h00, com um concerto do grupo valenciano “Fados&Tal”, no Jardim Municipal.

O jardim será o palco para as freguesias e para as instituições do concelho mostrarem a arte, a tradição e o saber

De acordo com a autarquia, todas as freguesias do concelho vão participar com os seus arranjos florais numa mostra que percorrerá toda a vedação do Jardim Municipal da Avenida de Espanha e da Avenida Tito Fontes. A principal porta de entrada no jardim, virada para a Avenida Tito Fontes, estará a cargo do Corpo Nacional de Escutas de Valença e a porta virada para a Avenida de Espanha a cargo do grupo Valença Arte nas Mãos. A decoração do Coreto Municipal estará a cargo da APPACDM Valença e da Escola de Música de São Pedro da Torre.

As Portas do Sol, da Coroada, do Meio e do Revelim da Coroada serão ainda decoradas por sete IPSS’s do concelho com intervenções artísticas florais.

A partir de hoje, 28 de abril, a Câmara Municipal vai ainda disponibilizar giesta para todos os interessados nos seguintes locais: Largo dos inválidos (Rua da Oliveira, por trás da residencial Portas do Sol); Revelim das Portas do Sol; Traseiras da Capela Militar do Bom Jesus; Estação dos caminhos de ferro e Campo da feira (cidade nova).

No penúltimo dia, 6 de maio, a animação estará ainda a cargo da Festa Flower Power que contará com a presença dos bares da cidade. Entre as presenças da noite estarão os Cromos da Noite, Paulo Baixinho e Pedro Lima.

 

Pode consultar o cartaz na íntegra, aqui:

Pode ser uma imagem de texto que diz "Dia 1 Inauguração da Exposição Floral Concerto do Grupo Fados & Tal Jardim Municipal VALENCA FLOR DE MAIO Dia1a7 Decoração de Ruas, Praças Comércios Dia 6 Flower Power Party Jardim Municipal 7"MAIO Valença VIVER SEM FRONTEIRAS"
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.