A tradicional desfolhada está de regresso a Cerdal, no Município de Valença, este fim de semana, 14 e 15 de outubro. A programação integra uma prova de vinhos, um almoço convívio e ainda a atuação do grupo "Maré Viva".
As atividades começam já este sábado, 14 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos locais seguidos do desfile da desfolhada, por várias ruas do lugar de Bogim, com saída e chegada à sede do rancho. O carro de bois carregado de milho, os populares vestidos à época e as concertinas vão dando o mote e fazem o convite para uma festa onde se respira tradição.
Segue-se a desfolhada, no recinto envolvente à sede do rancho, muito animada com as concertinas e as desgarradas soltas. Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor.
No domingo, o sarrabulho e os rojões são o convite para saborear a gastronomia tradicional da região num almoço convívio, a partir das 12h30. A participação no almoço implica inscrição prévia. A festa continua durante a tarde animada pelo grupo “Maré Viva”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é um marco do calendário anual valenciano que aviva memórias, relembra tradições, transmite este legado às jovens gerações e proporciona o apreciar da riqueza gastronómica. “As desfolhadas fazem parte da nossa memória coletiva, fecham um dos principais ciclos agrícolas do ano, numa tradição de famílias, de amigos e de vizinhos”, lê-se numa nota de imprensa do Município de Valença.
A Desfolhada é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.