A tradicional desfolhada está de regresso a Cerdal, no Município de Valença, este fim de semana, 14 e 15 de outubro. A programação integra uma prova de vinhos, um almoço convívio e ainda a atuação do grupo "Maré Viva".
As atividades começam já este sábado, 14 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos locais seguidos do desfile da desfolhada, por várias ruas do lugar de Bogim, com saída e chegada à sede do rancho. O carro de bois carregado de milho, os populares vestidos à época e as concertinas vão dando o mote e fazem o convite para uma festa onde se respira tradição.
Segue-se a desfolhada, no recinto envolvente à sede do rancho, muito animada com as concertinas e as desgarradas soltas. Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor.
No domingo, o sarrabulho e os rojões são o convite para saborear a gastronomia tradicional da região num almoço convívio, a partir das 12h30. A participação no almoço implica inscrição prévia. A festa continua durante a tarde animada pelo grupo “Maré Viva”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é um marco do calendário anual valenciano que aviva memórias, relembra tradições, transmite este legado às jovens gerações e proporciona o apreciar da riqueza gastronómica. “As desfolhadas fazem parte da nossa memória coletiva, fecham um dos principais ciclos agrícolas do ano, numa tradição de famílias, de amigos e de vizinhos”, lê-se numa nota de imprensa do Município de Valença.
A Desfolhada é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.