Logo
Regional

Valença e Tui defendem unidade de proteção civil transfronteiriça

1 Junho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Responsáveis da Proteção civil de Valença e de Tui, em Espanha, defenderam a criação de uma unidade de socorro transfronteiriça, com partilha de meios, recursos e formação para responder às necessidades específicas do território.

“Por vezes, ainda encaramos a fronteira como um limite. Essas barreiras devem ser ultrapassadas. Estando numa eurocidade [formada por Valença e Tui], podíamos falar numa proteção civil comum – o material que eles usam, ser o que nós usamos, partilhar a formação e até os meios e os recursos. Uma corporação transfronteiriça? Sim, podíamos encarar nesse sentido”, afirmou o coordenador municipal da Proteção Civil e Florestas de Valença, Eduardo Afonso.

O responsável falava à Lusa em Tui, no âmbito do segundo dia do I Encontro Ibérico de Agentes Florestais e da Proteção Civil, promovido pelo Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP).

“Estamos numa fronteira onde passam imensas matérias perigosas. O material [para combater e prestar socorro a um eventual acidente] é caríssimo. De quem é a responsabilidade? Portugal? Espanha? Se houvesse uma união e conseguíssemos esse tipo de equipamentos, ficava mais barato a cada país e sabiam que tinham ali alguém com formação específica para lidar com esses materiais”, observou Eduardo Afonso.

O coordenador municipal lembrou que o comboio de alta velocidade vai passar em Valença, pelo que terá de existir “uma formação forte para quem faz o socorro na área transfronteiriça”.

A aposta, defende, deve passar por um aprofundamento da cooperação, para reunir “melhores condições, melhor treino e pessoal especializado”.

Também o presidente da Proteção Civil de Tui, Joan Estevez, assinalou que existem ainda “diferenças grandes” na forma como Portugal e Espanha trabalham ao nível da proteção civil, o que dificulta a cooperação nas áreas transfronteiriças.

“Há muita dificuldade ainda para trabalharmos. Quem está nos altos cargos é que tem de apostar, tanto de uma parte como por outra. Este encontro é uma boa iniciativa para que nos apoiem mais”, defendeu.

Para o responsável, é sobretudo necessário “um sistema comum”, para juntar as formas diferentes de trabalho e daí resultar algo “concreto”.

Pedro Pinto, da Unidade de Emergência e Proteção em Socorro (UEPS) da GNR, chamou a atenção para o projeto de cooperação transfronteiriça de Emergência, financiado pela União Europeia, e que visa “financiar e potenciar as entidades” do Norte de Portugal e da Galiza “para ter uma melhor capacidade de análise e resposta em caso de catástrofe em território transfronteiriço”.

Para Alexandre Carvalho, do SinFAP, este primeiro Encontro Ibérico de Agentes Florestais e da Proteção Civil teve como objetivo “fomentar a cooperação, a solidariedade e união entre territórios” ibéricos, também para dotar os trabalhadores afetos à estrutura de “outras ferramentas e conhecimentos”.

“Ainda há aquela burocracia de saber quais os meios de que podem operar num e noutro território. Queremos tornar o processo mais simples e mostrar aos governos de Portugal e de Espanha que podemos trabalhar mais em conjunto”, alertou.

De acordo com o responsável, Portugal e Espanha podem formar-se mutuamente e fazer intercâmbios, por exemplo, para melhorar a prestação de socorro.

“Ao fim ao cabo, somos países irmãos. Não há fronteiras, temos de aproveitar esse potencial”, disse.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.

Internacional 30 Dezembro, 2025

Estudante brasileira destaca experiência transformadora em mobilidade académica no Politécnico de Viana do Castelo

Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.