Logo
Regional

Valença e Tui defendem unidade de proteção civil transfronteiriça

1 Junho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Responsáveis da Proteção civil de Valença e de Tui, em Espanha, defenderam a criação de uma unidade de socorro transfronteiriça, com partilha de meios, recursos e formação para responder às necessidades específicas do território.

“Por vezes, ainda encaramos a fronteira como um limite. Essas barreiras devem ser ultrapassadas. Estando numa eurocidade [formada por Valença e Tui], podíamos falar numa proteção civil comum – o material que eles usam, ser o que nós usamos, partilhar a formação e até os meios e os recursos. Uma corporação transfronteiriça? Sim, podíamos encarar nesse sentido”, afirmou o coordenador municipal da Proteção Civil e Florestas de Valença, Eduardo Afonso.

O responsável falava à Lusa em Tui, no âmbito do segundo dia do I Encontro Ibérico de Agentes Florestais e da Proteção Civil, promovido pelo Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP).

“Estamos numa fronteira onde passam imensas matérias perigosas. O material [para combater e prestar socorro a um eventual acidente] é caríssimo. De quem é a responsabilidade? Portugal? Espanha? Se houvesse uma união e conseguíssemos esse tipo de equipamentos, ficava mais barato a cada país e sabiam que tinham ali alguém com formação específica para lidar com esses materiais”, observou Eduardo Afonso.

O coordenador municipal lembrou que o comboio de alta velocidade vai passar em Valença, pelo que terá de existir “uma formação forte para quem faz o socorro na área transfronteiriça”.

A aposta, defende, deve passar por um aprofundamento da cooperação, para reunir “melhores condições, melhor treino e pessoal especializado”.

Também o presidente da Proteção Civil de Tui, Joan Estevez, assinalou que existem ainda “diferenças grandes” na forma como Portugal e Espanha trabalham ao nível da proteção civil, o que dificulta a cooperação nas áreas transfronteiriças.

“Há muita dificuldade ainda para trabalharmos. Quem está nos altos cargos é que tem de apostar, tanto de uma parte como por outra. Este encontro é uma boa iniciativa para que nos apoiem mais”, defendeu.

Para o responsável, é sobretudo necessário “um sistema comum”, para juntar as formas diferentes de trabalho e daí resultar algo “concreto”.

Pedro Pinto, da Unidade de Emergência e Proteção em Socorro (UEPS) da GNR, chamou a atenção para o projeto de cooperação transfronteiriça de Emergência, financiado pela União Europeia, e que visa “financiar e potenciar as entidades” do Norte de Portugal e da Galiza “para ter uma melhor capacidade de análise e resposta em caso de catástrofe em território transfronteiriço”.

Para Alexandre Carvalho, do SinFAP, este primeiro Encontro Ibérico de Agentes Florestais e da Proteção Civil teve como objetivo “fomentar a cooperação, a solidariedade e união entre territórios” ibéricos, também para dotar os trabalhadores afetos à estrutura de “outras ferramentas e conhecimentos”.

“Ainda há aquela burocracia de saber quais os meios de que podem operar num e noutro território. Queremos tornar o processo mais simples e mostrar aos governos de Portugal e de Espanha que podemos trabalhar mais em conjunto”, alertou.

De acordo com o responsável, Portugal e Espanha podem formar-se mutuamente e fazer intercâmbios, por exemplo, para melhorar a prestação de socorro.

“Ao fim ao cabo, somos países irmãos. Não há fronteiras, temos de aproveitar esse potencial”, disse.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 20 Outubro, 2025

Governo lança Loja de Cidadão virtual com mais de 100 serviços online

O Governo vai lançar em breve a Loja de Cidadão virtual, uma nova plataforma que reunirá mais de uma centena de serviços públicos num único espaço digital. O anúncio foi feito na quinta-feira, em Lisboa, pelo ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, após a reunião do Conselho de Ministros.

Regional 20 Outubro, 2025

Junta de Freguesia de Alvarães reforça frota com novo Minibus de 23 lugares

A Junta de Freguesia de Alvarães adquiriu recentemente um Minibus MAN TGE 5.160 Lord Comfort, com capacidade para 23 passageiros, reforçando assim os serviços de transporte escolar e comunitário.

Regional 20 Outubro, 2025

Ponte de Lima recebe lançamento de obra sobre Competência Digital de alunos do 3.º ciclo

O Município de Ponte de Lima vai acolher, no próximo dia 24 de outubro, o lançamento da obra “Competência Digital: estudo com alunos do 3.º ciclo de escolas do Alto Minho”, da autoria de Manuel Trigueiro. A apresentação pública terá lugar às 18h00, no Auditório dos Paços do Concelho, com entrada livre.

Desporto 20 Outubro, 2025

VianaEquestre conquista títulos no Campeonato Regional Norte de Dressage 2025

A VianaEquestre – Associação Hípica de Viana do Castelo viveu um fim de semana de grandes conquistas no Campeonato Regional Norte de Dressage 2025, que decorreu na Expolima, em Ponte de Lima. A competição, uma das mais importantes do calendário equestre nacional, reuniu os melhores cavaleiros da região Norte e confirmou o destaque da equipa vianense entre as formações de referência da modalidade.

Internacional 20 Outubro, 2025

Produção de 15 milhões leva Lenda de Viana do Castelo ao grande ecrã

A longa-metragem de animação em 3D “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro”, inspirada numa lenda de Viana do Castelo, representa um investimento de 15 milhões de euros e promete levar ao grande ecrã as tradições e o espírito minhoto.

Regional 20 Outubro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo sobe no ranking mundial e reforça ligação à indústria

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a ganhar destaque internacional ao registar subidas significativas nos pilares da internacionalização e da ligação à indústria, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2026.

Regional 20 Outubro, 2025

Arcos de Valdevez investe 480 mil euros em residência de estudantes no projeto Branda Científica

A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.