Nos últimos meses, o Município de Valença colocou novos funcionários nas diversas Juntas de Freguesia do concelho numa política de descentralização de competências e de gestão de proximidade, num investimento anual de 173 mil euros.
Limpeza e manutenção de vias, espaços verdes e serviços gerais são algumas das atividades desenvolvidas por estes funcionários. Estes novos trabalhadores municipais vem reforçar a capacidade de intervenção das juntas de freguesia, numa resposta mais próxima às necessidades das pessoas.
Esta transferência de funcionários junta-se ao reforço dos apoios financeiros às 11 Juntas de Freguesia do concelho com a transferência de 1 milhão e 55 mil euros neste ano de 2024.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira referiu que “queremos capacitar as nossas freguesias, gerindo cada vez mais próximo das pessoas, dando resposta às suas necessidades, resolvendo os seus problemas, encontrando sempre as melhores soluções”.
As transferências de verbas e trabalhadores para as juntas de freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.