Nos últimos meses, o Município de Valença colocou novos funcionários nas diversas Juntas de Freguesia do concelho numa política de descentralização de competências e de gestão de proximidade, num investimento anual de 173 mil euros.
Limpeza e manutenção de vias, espaços verdes e serviços gerais são algumas das atividades desenvolvidas por estes funcionários. Estes novos trabalhadores municipais vem reforçar a capacidade de intervenção das juntas de freguesia, numa resposta mais próxima às necessidades das pessoas.
Esta transferência de funcionários junta-se ao reforço dos apoios financeiros às 11 Juntas de Freguesia do concelho com a transferência de 1 milhão e 55 mil euros neste ano de 2024.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira referiu que “queremos capacitar as nossas freguesias, gerindo cada vez mais próximo das pessoas, dando resposta às suas necessidades, resolvendo os seus problemas, encontrando sempre as melhores soluções”.
As transferências de verbas e trabalhadores para as juntas de freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.