Nos últimos meses, o Município de Valença colocou novos funcionários nas diversas Juntas de Freguesia do concelho numa política de descentralização de competências e de gestão de proximidade, num investimento anual de 173 mil euros.
Limpeza e manutenção de vias, espaços verdes e serviços gerais são algumas das atividades desenvolvidas por estes funcionários. Estes novos trabalhadores municipais vem reforçar a capacidade de intervenção das juntas de freguesia, numa resposta mais próxima às necessidades das pessoas.
Esta transferência de funcionários junta-se ao reforço dos apoios financeiros às 11 Juntas de Freguesia do concelho com a transferência de 1 milhão e 55 mil euros neste ano de 2024.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira referiu que “queremos capacitar as nossas freguesias, gerindo cada vez mais próximo das pessoas, dando resposta às suas necessidades, resolvendo os seus problemas, encontrando sempre as melhores soluções”.
As transferências de verbas e trabalhadores para as juntas de freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.
A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.
O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.