A Câmara Municipal de Valença está a criar e a requalificar os estradões florestais nas áreas mais sensíveis do concelho para prevenir os fogos florestais. Até ao momento já foram preparados mais de 30 quilómetros de estradões florestais nas freguesias de Boivão, Gondomil, Taião e Sanfins.
De acordo com o Município de Valença o objetivo é atingir, brevemente, também as freguesias de Verdoejo e Ganfei.
“Valença trabalha, o ano inteiro, para prevenir e minimizar o impacto dos incêndios, nas áreas florestais e nas zonas habitacionais. Limpezas, fogos controlados, sensibilização, fiscalização, meios no terreno e cooperação com os Bombeiros Voluntários, GNR / SEPNA, juntas de freguesia, comissões de baldios e demais agentes locais e regionais mereceram a determinação da Câmara Municipal no trabalho de prevenção dos incêndios de verão”, destacou a autarquia.
Nos últimos dias, as equipas procederam ainda à manutenção e preparação de dez pontos de água no concelho.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.
O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.
O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.