O Município de Valença assinou, esta terça-feira, o contrato de promessa de compra e venda do edifício do antigo colégio português, com a Santa Casa da Misericórdia de Valença no valor de 1.65 milhões de euros.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara de Valença, salientou que este foi o primeiro passo do desafio de recuperar o Antigo Colégio Português e a área envolvente. “Este é um compromisso e uma legítima aspiração de Valença e dos valencianos, tendo em vista a usufruição deste ex-libris patrimonial e histórico, ao serviço da nossa comunidade, dos residentes e de quem nos visita”, frisou.
“Pretendemos que este seja um novo espaço de centralidade e de qualificação urbana da cidade, estando em fase de avaliação a utilização futura, com foco nas áreas da Cultura e da Inovação, entre outras”, completou.
O imóvel do Antigo Colégio Português nasceu por vontade de Joaquim Apolinário da Fonseca, bairrista, com uma ampla dedicação à vida social e económica do concelho. O benemérito deixou à Santa Casa da Misericórdia a verba para a construção de um asilo para a infância desvalida. As obras começaram em 1910, mas só em 1928 foi inaugurado.
Nesta ocasião, a Santa Casa da Misericórdia assinou um contrato de comodato com a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que permaneceram até setembro de 1974, com a designação de Colégio Português.
Posteriormente funcionou como liceu, Casa da Cultura, Escola Secundária, Biblioteca Municipal e, por fim, sede da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais. No entanto, há mais de sete anos que deixou de ter qualquer utilização.
“Este é um imóvel carregado de história, um marco identitário de Valença profundamente ligado aos Caminhos de Fátima, sendo uma referência icônica porque aqui entregou em mão a Irmã Lúcia o 3º segredo de Fátima, ao Bispo de Leiria Fátima, para posteriormente o encaminhar para o Vaticano”, frisou o Município numa nota, destacando que a “limpeza geral ao complexo, garantindo a sua estabilização e segurança envolvente” serão uma “prioridade absoluta”.

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.