O Município de Valença assinou, esta terça-feira, o contrato de promessa de compra e venda do edifício do antigo colégio português, com a Santa Casa da Misericórdia de Valença no valor de 1.65 milhões de euros.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara de Valença, salientou que este foi o primeiro passo do desafio de recuperar o Antigo Colégio Português e a área envolvente. “Este é um compromisso e uma legítima aspiração de Valença e dos valencianos, tendo em vista a usufruição deste ex-libris patrimonial e histórico, ao serviço da nossa comunidade, dos residentes e de quem nos visita”, frisou.
“Pretendemos que este seja um novo espaço de centralidade e de qualificação urbana da cidade, estando em fase de avaliação a utilização futura, com foco nas áreas da Cultura e da Inovação, entre outras”, completou.
O imóvel do Antigo Colégio Português nasceu por vontade de Joaquim Apolinário da Fonseca, bairrista, com uma ampla dedicação à vida social e económica do concelho. O benemérito deixou à Santa Casa da Misericórdia a verba para a construção de um asilo para a infância desvalida. As obras começaram em 1910, mas só em 1928 foi inaugurado.
Nesta ocasião, a Santa Casa da Misericórdia assinou um contrato de comodato com a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que permaneceram até setembro de 1974, com a designação de Colégio Português.
Posteriormente funcionou como liceu, Casa da Cultura, Escola Secundária, Biblioteca Municipal e, por fim, sede da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais. No entanto, há mais de sete anos que deixou de ter qualquer utilização.
“Este é um imóvel carregado de história, um marco identitário de Valença profundamente ligado aos Caminhos de Fátima, sendo uma referência icônica porque aqui entregou em mão a Irmã Lúcia o 3º segredo de Fátima, ao Bispo de Leiria Fátima, para posteriormente o encaminhar para o Vaticano”, frisou o Município numa nota, destacando que a “limpeza geral ao complexo, garantindo a sua estabilização e segurança envolvente” serão uma “prioridade absoluta”.

A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).