Logo
Regional

Valença: Cerdal recebe esta sexta-feira a tertúlia “Conversas na Feira”

14 Novembro, 2023 | 15:48
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A freguesia de Cerdal, em Valença, prepara-se para receber a tertúlia "Conversas na Feira", esta sexta-feira, 17 de novembro, pelas 21h00, na Capela de São Bento da Lagoa. A tertúlia já tinha sido, anteriormente, agendada, mas teve de ser adiada devido ao mau tempo que se verificava na altura.

A conversa é aberta ao público em geral e pretende explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal.

As conversas “pretendem estimular na comunidade o debate sobre a importância de preservarmos a tradição, os valores e a singularidade desta feira, em vias de classificação e inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)”, realçou o Município, numa nota.  A inscrição decorre no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.

A tertúlia conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do presidente da Junta de Freguesia de Cerdal, Carlos Pereira, do padre Gonçalo Pereira do Vale, da Paróquia de Cerdal, de Isilda Salvador, do Núcleo Museológico de Valença, de Manuel Pereira, da Paróquia de Cerdal e dos historiadores Narciso Serra e Rafael Bargiela.

A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular. Esta é uma romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa.

A feira secular, “a mãe de todas as feiras”, é um verdadeiro ex-líbris do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo. Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal. Esta é uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e flor

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Junho, 2024

“Bairro de São Teotónio” comemora noite de São João em Valença

Esta sexta-feira, 21 de junho a partir das 18h00, é a noite de São João em Valença com o "Bairro de São Teotónio", na avenida de São Teotónio e ruas adjacentes.

Nacional 18 Junho, 2024

População residente em Portugal aumentou em 2023 pelo quinto ano consecutivo

A população residente em Portugal aumentou em 2023, pelo quinto ano consecutivo, ultrapassando 10,6 milhões, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Desporto 18 Junho, 2024

Portugal estreia-se no Euro2024 com a República Checa em Leipzig

Portugal estreia-se hoje no Euro2024, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".