O Movimento Agricultores do Norte, que hoje bloqueou Valença, retomou a marcha lenta na A3 e EN13, preparando-se para passar a noite em protesto, à espera que “algum decisor político” os contacte, disse à Lusa a organização.
“Estamos a aguardar que algum decisor político nos contacte. Estão já a fazer brasas [na rotunda de São Pedro da Torre], a acomodar-se para ficar durante a noite. Amanhã é dia de feira em Valença”, disse à Lusa Fábio Viana, do Movimento dos Agricultores do Norte, que hoje se mobilizou pela primeira vez desde o início dos protestos do setor para mostrar que as reivindicações e problemas do Norte são “diferentes” e “agravados” em relação ao resto do país.
Para além do bloqueio feito desde manhã à circulação rodoviária na rotunda de São Pedro da Torre, com vários tratores e outras viaturas pesadas, pelas 17h30, os agricultores iniciaram, no sentido Norte-Sul, uma marcha lenta, tanto na Estrada Nacional 13 como na A3, disse Fábio Viana.
A ideia é dirigirem-se à rotunda de São Pedro da Torre, que continua “completamente cortada ao trânsito nos dois sentidos” da EN 13, de acordo com a GNR de Viana do Castelo.
Pelas 18h00, o responsável indicou à Lusa que a marcha lenta dos agricultores deveria levar mais uma hora para chegar à rotunda de São Pedro da Torre.
O protesto, que envolve cerca de 100 viaturas, entre viaturas ligeiras e 30 tratores, começou hoje pelas 06h30, com os veículos a deslocarem-se entre Cerdal e São Pedro da Torre, descreveu à Lusa a GNR.

Fotografias: Racoop, cooperativa agricola de rações,lda
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.