O Movimento Agricultores do Norte, que hoje bloqueou Valença, retomou a marcha lenta na A3 e EN13, preparando-se para passar a noite em protesto, à espera que “algum decisor político” os contacte, disse à Lusa a organização.
“Estamos a aguardar que algum decisor político nos contacte. Estão já a fazer brasas [na rotunda de São Pedro da Torre], a acomodar-se para ficar durante a noite. Amanhã é dia de feira em Valença”, disse à Lusa Fábio Viana, do Movimento dos Agricultores do Norte, que hoje se mobilizou pela primeira vez desde o início dos protestos do setor para mostrar que as reivindicações e problemas do Norte são “diferentes” e “agravados” em relação ao resto do país.
Para além do bloqueio feito desde manhã à circulação rodoviária na rotunda de São Pedro da Torre, com vários tratores e outras viaturas pesadas, pelas 17h30, os agricultores iniciaram, no sentido Norte-Sul, uma marcha lenta, tanto na Estrada Nacional 13 como na A3, disse Fábio Viana.
A ideia é dirigirem-se à rotunda de São Pedro da Torre, que continua “completamente cortada ao trânsito nos dois sentidos” da EN 13, de acordo com a GNR de Viana do Castelo.
Pelas 18h00, o responsável indicou à Lusa que a marcha lenta dos agricultores deveria levar mais uma hora para chegar à rotunda de São Pedro da Torre.
O protesto, que envolve cerca de 100 viaturas, entre viaturas ligeiras e 30 tratores, começou hoje pelas 06h30, com os veículos a deslocarem-se entre Cerdal e São Pedro da Torre, descreveu à Lusa a GNR.

Fotografias: Racoop, cooperativa agricola de rações,lda
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.