O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho recebeu a conferência final “Caminhos e Boas Práticas para a Promoção da Literacia nos Adultos”, que encerrou um ciclo de ações realizadas em todo o país durante o mês de setembro, no âmbito da Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos.
A sessão de abertura contou com a presença do vereador da Educação da Câmara Municipal de Valença, Arlindo Sousa, do presidente da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), Armando Loureiro, e da diretora do Agrupamento, Lígia Pereira. O momento foi enriquecido pela atuação do Coro do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, que interpretou três peças vocais.
O painel de debate, subordinado ao tema “Caminhos e Práticas para a Promoção da Literacia nos Adultos”, foi moderado por Silvye Vilas Boas, do Centro Qualifica Muralhas do Minho, e contou com as intervenções de Elena Iturriza Gomara, do Centro de Educación Permanente de Adultos Zalla (Espanha), Elodie Teixeira, coordenadora do PLPQ Passeio das Qualificações e do Centro Qualifica da Escola Artística e Profissional Árvore, e ainda Eugénia Sobreiro, coordenadora do Centro Qualifica Muralhas do Minho.
Com o alto patrocínio do Presidente da República, esta iniciativa nacional percorreu várias localidades, promovendo a alfabetização e o desenvolvimento de competências essenciais para a inclusão social, a cidadania ativa e a empregabilidade dos adultos.
Valença encerrou, assim, um mês dedicado à valorização da educação e formação de adultos, reforçando a importância da aprendizagem ao longo da vida como motor de desenvolvimento pessoal e comunitário.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.