Logo
Regional

Valença acolhe Xº Festival Gastronómico dos Sabores Serranos

15 Setembro, 2023 | 15:12
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A décima edição do festival gastronómico dos Sabores Serranos regressa este fim de semana, de 16 e 17 de setembro, à freguesiavalenciana de São Julião, com as célebres tasquinhas com vinhos e petiscos tradicionais e muita animação.

Após um interregno de quatro anos, o festival regressa ao recinto do santuário de São Sebastião, em São Julião com uma ampla variedade de petiscos tradicionais, sobretudo, à base de porco, o famoso leitão no caixote e os vinhos locais.

Leitão no Caixote destaca-se neste festival pela forma original de confecção e o sabor único, uma verdadeira iguaria, na textura, no sabor, na apresentação, irresistível para os apreciadores deste prato.

Os petiscos mais tradicionais, memória dos sabores de outros tempos regressam, sobretudo os fumeiros, com destaque para os chouriços, as chouriças, as chouriças de sangue, o presunto, os rojões, a orelha de porco e tantos outros. O bolo do tacho, a broa de milho e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, completam a mostra de sabores.

O festival arranca sábado, 16 de setembro, às 11h00, com a abertura oficial. Para as 15h30 programa-se a animação musical com concertinas e para as 21h30 a atuação do grupo Almaviva.

Domingo, 17 de setembro, programa-se o Trilho Serrano, com saída às 9h00, da Capela de São Sebastião. Com uma distância de 10 kms e um grau de dificuldade média o trilho está aberto à participação de todos os interessados com inscrição prévia pelos telefones 961818354 ou 917445901. A participação é gratuita e com direito a reforço.

A abertura do recinto, no domingo, programa-se para as 11h30 e para as 15h30 o Encontro de Folclore “Sabores Serranos” com a participação do rancho Folclórico de São Julião, a Identidade Lusa Grupo de Folclore e a Asociación Cultural e Xuvenil do traxe Tradicional de Tui.

Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São
Julião e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do meio empresarial local.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Dragagem no porto de Viana do Castelo retomada após suspensão por mau tempo

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) retoma em abril a dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para acesso de navios de maior dimensão, suspensa em dezembro, devido ao mau tempo.