Trinta e seis serviços de urgência em todo o país vão estar limitados na próxima semana, incluindo algumas áreas mais criticas como a Via Verde AVC, segundo o novo plano divulgado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
De acordo com o documento, que abrange o período entre 26 de novembro e 02 de dezembro, haverá alterações em 10 pontos da rede de serviço de urgências. Dos 83 pontos existentes em todo o país, 36 (43%) terão constrangimentos em algumas especialidades e 47 (57%) estarão a funcionar em pleno.
Na Região Norte, que tem 29 pontos de urgência, serão afetados 11 urgências em algumas especialidades, no Centro estarão limitados seis dos 17 pontos e na Região de Lisboa e Vale do Tejo 13 das 19 urgências estarão a funcionar condicionadas em algumas especialidades.
No norte, terão dificuldades de funcionamento a urgência médico-cirúrgica do Hospitalar de Chaves, nas especialidades de pediatria e ortopedia, com os doentes a serem enviados para Vila Real e Porto (Santo António).
A Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Mirandela irá referenciar, durante este período, para Bragança na especialidade de ortopedia.
Ainda na mesma região, o Hospital de Braga vai ter dificuldades de responder na urgência de cirurgia geral durante toda a semana (enviando para o Hospital São João, no Porto) e nos dias 27 e 30 na especialidade de Ginecologia/Obstetrícia (enviando para Famalicão, Viana do Castelo, Guimarães e S. João).
Em Viana do Castelo, o hospital local terá dificuldades em pediatria no dia 2 de dezembro, enviando os doentes para Braga, e nos dias 26 e 1 e 2 e dezembro os constrangimentos serão em Cirurgia Geral, Medicina Interna e na Via Verde AVC. Os doentes serão enviados para o São João e para Braga.
A Via Verde AVC em Guimarães estará condicionada nas noites de 28 e 29 de novembro e 2 de dezembro, com os doentes a serem referenciados para Braga.
O Centro Hospitalar do Médio Ave, em Vila Nova de Famalicão, irá ter condicionamentos de cirurgia geral (26 e 27 e na noite de dia 2 de dezembro), encaminhando para o São João, em Pediatria (dia 2, encaminha para Braga) e em Medicina Interna (dia 1, doentes referenciados para Braga).
No Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, a cirurgia geral estará sempre condicionada (hospital de referência é o Porto – São João). Para Braga vão os utentes de pediatria, ortopedia e medicina interna durante alguns dias (e noites).
Na Unidade Local de Matosinhos estará condicionada a Cirurgia Geral, assim como em Povoa do Varzim/Vila do Conde, nalguns dias da semana. Os doentes serão enviados para o Porto (São João).
Em Penafiel, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, haverá limitações em todo o período na cirurgia geral (utentes para Santo António, Porto) e pediatria nalguns dias da semana.
Na unidade hospitalar de Vila da Feira (Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga) estará condicionada a ortopedia no período noturno (doentes atendidos em Gaia/Espinho), assim como a pediatria (noites de 26, 1 e 2 de dezembro) e a ginecologia/obstetrícia (26 e 2 e noite de dia 1)
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.