Um capacete de cortiça que pode ser dobrado foi desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA) a pensar em quem se desloca de bicicleta ou de trotinete, divulgou fonte académica.
O capacete foi testado contra impactos nos laboratórios da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas (Abimota), de acordo com a norma europeia para capacetes de bicicleta, e foi “aprovado com distinção”, segundo uma nota de imprensa da Universidade.
O capacete, denominado Flattie, ajusta-se à cabeça do utilizador “devido aos materiais e geometrias selecionados, bem como devido ao seu design”.
Gabriel Serra, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da UA e autor do projeto, garante que, no que à sustentabilidade diz respeito, o capacete “é uma das únicas soluções que permite que as peças sejam desmontadas após o fim de seu ciclo de vida, com o intuito de serem devidamente recicladas, seguindo assim as recomendações da agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável”.
“Os capacetes tradicionais não permitem que as peças sejam posteriormente separadas, pois, devido ao seu processo de fabrico, o casco externo e o forro são fundidos um no outro”, explica.
Por outro lado, acrescenta, “os forros em poliestireno expandido (EPS) só garantem proteção para um único impacto, fazendo com que o capacete tenha que ser descartado logo a seguir”.
Ao substituir essa espuma sintética por cortiça, Gabriel Serra, além de possibilitar a reciclagem do forro, desenvolveu um capacete com a capacidade de resistir a múltiplos impactos, uma vez que a cortiça pode suportar grandes deformações sem sofrer fraturas ou danos.
Outra das vantagens do Flattie é a forma rápida e simples como pode ser arrumado: “os capacetes convencionais são bastante volumosos e, por isso, tornam-se difíceis de serem transportados de modo conveniente”.
Já o Flattie tem a vantagem de “ser facilmente arrumado, pois pode-se se dobrar a ponto de ocupar o espaço de um pequeno computador portátil”.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.