Logo
Regional

Unidade Móvel de Saúde já atendeu quase 10 mil pessoas nas freguesias de Viana do Castelo

20 Fevereiro, 2024 | 15:42
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Unidade Móvel de Saúde, iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho, já atendeu, nos últimos três anos, quase dez mil pessoas em diversas freguesias do concelho vianense.

A Unidade desloca-se às freguesias de segunda a sexta-feira, de acordo com uma calendarização anual, assegurando uma resposta direta no âmbito da prestação de cuidados de saúde à população em geral e, em particular, a idosos na sua área de residência.

Só no ano de 2023, foram promovidos 4.177 atendimentos em 23 freguesias do concelho – Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, S. Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Esta é uma valência que a Câmara Municipal e o Centro Humanitário do Alto Minho disponibilizam desde dezembro de 2020, num serviço de proximidade à população no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários. A Unidade Móvel de Saúde tem como missão complementar, apoiar e valorizar os recursos de saúde, assim como, aumentar a solidariedade e prosperidade, mediante a proteção e promoção da saúde, a segurança humana e a melhoria da saúde pública, de acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

“Trata-se de um importante complemento aos cuidados prestados pelo Serviço Nacional de Saúde, promovendo um acompanhamento personalizado às necessidades dos munícipes. Assume como objetivo principal promover a equidade em saúde e reforçar a rede de cuidados de saúde de proximidade, com vista a obter ganhos em saúde a longo prazo. A intervenção na comunidade é preventiva e curativa, promove a saúde e previne a doença, aumentando a literacia em saúde e contribuindo para a mudança de atitudes e comportamentos da população”, explicou o Município em nota.

Desta forma, esta terça-feira o vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, apresentou ao executivo municipal uma proposta, para o ano de 2024, que foi aprovada por unanimidade, de renovação do apoio mensal de cinco mil euros à Cruz Vermelha – Centro Humanitário do Alto Minho para implementação da Unidade Móvel de Saúde, nomeadamente para manutenção da equipa multidisciplinar.

De acordo com o protocolo entre as duas entidades, são obrigações do Município disponibilizar apoio financeiro; assegurar a disponibilidade de interlocutores para estabelecer a articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário do Alto Minho, no âmbito deste protocolo; acompanhar e monitorizar a execução do presente protocolo; articular com o Centro Humanitário do Alto Minho o planeamento e a execução do cronograma de ação da Unidade Móvel de Saúde; assegurar a articulação com os agentes locais no âmbito da implementação deste protocolo; assegurar a articulação com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E., com a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. e com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, no âmbito da implementação deste protocolo; contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados; garantir a comunicação no âmbito da execução do presente protocolo, através da criação de materiais de divulgação e da promoção das ações desenvolvidas nos diversos meios de comunicação do Município; partilhar informação com a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário do Alto Minho nas áreas consideradas necessárias para a execução do protocolo.

São obrigações do Centro Humanitário do Alto Minho: a implementação da Unidade Móvel de Saúde com as seguintes valências/áreas de intervenção: promoção de ações de sensibilização/esclarecimento com variadas temáticas; cuidados de enfermagem (apoio domiciliário, rastreios, vigilância do estado de saúde físico/psíquico); clínica geral (se necessário encaminhamento para consultas de especialidade); análises clínicas; outras atividades associadas aos cuidados de saúde primários.

É também obrigação do CHAM a vertente social na qual se implementará uma unidade de “voluntariado de proximidade”, visando combater a solidão/isolamento social de muitos idosos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.

Regional 10 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal regressa a Viana do Castelo com espetáculo familiar

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.