O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Porfírio Oliveira, visitaram esta quarta-feira a nova Unidade de Saúde Familiar da Meadela, que representou um investimento superior a 3,4 milhões de euros.
O autarca vianense destacou o “trabalho de proximidade entre administração da ULSAM e autarcas do Alto Minho, o que tem permitido criar as infraestruturas necessárias e tem incrementado a atratividade de profissionais de saúde para a região”. Luís Nobre considerou mesmo que o Alto Minho “está a dar um exemplo ao país, ao pôr em prática a verdadeira descentralização” e dando resposta às necessidades dos utentes.
“Este é um dia feliz para Viana do Castelo e para a área de influência da unidade de saúde, possível graças a um caminho de parceria e de colaboração”, realçou.
Em breve, afirmou, será lançada a primeira pedra da construção da futura Unidade de Saúde de Alvarães, afirmando também que a autarquia pretende dar continuidade, em parceria com a ULSAM, à requalificação das extensões e centros de saúde do concelho.
O Presidente do Conselho de Administração da ULSAM assegurou que o novo equipamento de saúde “vem permitir reorganizar os serviços e aproximar a Unidade de Saúde Familiar da Meadela da população e do centro da Meadela”, elogiando as instalações “absolutamente fantásticas” que permitem melhorar o serviço aos utentes. A Unidade de Saúde Familiar Tiago de Almeida, anteriormente situada na Praça 1.º de Maio, na sede do Centro de Saúde de Viana do Castelo, mudou-se já para este novo espaço.
O equipamento de saúde vai, assim, servir cerca de 9.700 utentes de várias freguesias, sendo que 80% destes pertencem à Meadela e à Areosa.
A Unidade de Saúde Familiar da Meadela ocupa uma área aproximada de 4.000 metros quadrados e conta com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, 4 consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, integrando ainda salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.
Este projeto resultou de uma parceria efetuada através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Viana do Castelo, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).
A obra mereceu financiamento ao abrigo do Programa Operacional da Região Norte – Norte 2020 no valor de 1,429 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal assumido a verba restante, que ascendeu a 2 milhões de euros. O Município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário para depois ser entregue à ULSAM.
Perto de cinco mil operacionais combatiam às 17:40 de hoje os 126 incêndios ativos em Portugal Continental, sendo o que deflagrou no domingo no concelho de Oliveira de Azeméis aquele que mobiliza mais meios, segundo a Proteção Civil.
A seleção portuguesa de hóquei em patins venceu hoje os Estados Unidos por 10-2, na primeira jornada do Grupo A do Mundial, na cidade italiana de Novara.
O Eixo Atlântico tem a partir de hoje um guia turístico digital com informação sobre Património, Gastronomia ou Termalismo de 39 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza, alimentando um “turismo de autor”, à medida de cada um.
A Seleção Nacional de Futsal iniciou, esta segunda-feira, a sua participação no Campeonato do Mundo de Futsal 2024 com uma vitória sólida. Portugal venceu o Panamá, por 10-1, em Tashkent, no Uzbequistão.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê até quarta-feira um agravamento significativo do perigo de incêndio rural no continente, devido a condições meteorológicas adversas, como vento forte e temperaturas elevadas.
O prazo para apresentação de propostas no concurso público internacional para a construção do novo mercado de Viana do Castelo foi adiado pela segunda vez, para 23 de outubro, segundo o anúncio de hoje no Diário da República.
Acácio Pires é o novo Coordenador do Núcleo Territorial de Ponte de Lima da Iniciativa Liberal, eleito no plenário eletivo realizado no sábado, 14 de setembro de 2024, na Sede da Junta de Freguesia da Correlhã.