O presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, e a presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Maritxell Batet Lamaña, proferem esta terça-feira uma palestra na Universidade do Minho sobre o tema “Portugal e Espanha na Europa”.
A iniciativa está agendada para as 15h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, e conta na plateia com estudantes da Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho, que vão colocar algumas questões aos oradores. O evento pode ser acompanhado em direto no YouTube da UMinho.
A sessão inclui ainda intervenções da presidente da EEG, Cláudia Simões, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, além do momento de perguntas e respostas, moderado pelo professor José Palmeira, do Departamento de Ciência Política.
A organização cabe à EEG, ao seu Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) e à Assembleia da República. A sessão insere-se no programa do X Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que decorre esta segunda e terça-feira, em Braga. Trata-se da décima edição deste Fórum, que visa o balanço anual das relações bilaterais entre os dois países e antecipa a XXXIII Cimeira luso-espanhola de Chefes de Governo, marcada para novembro e com a temática da inovação.
A Câmara de Viana do Castelo abriu o concurso público, por 721.516,35 euros, para criar um bairro comercial digital na zona histórica cidade, projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Santa Luzia Futebol Clube deslocou-se no domingo a Lisboa, para defrontar o Sport Lisboa e Benfica, na 13ª jornada da Liga Feminina Placard Futsal. A equipa vianenses perdeu (5-0) com as encarnadas o seu último jogo de 2024.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração da Fábrica de Memórias, na antiga escola primária de Freixieiro de Soutelo, momento marcado pela abertura da exposição SOMOS NÓS – 1º Encontro de Saberes e Tradições, promovido no âmbito do projeto “Souto e Freixo”.
A passagem do ano vai ficar marcada em Portugal continental por “temperaturas mais amenas” do que habitualmente e ausência de precipitação, um cenário que se repete na Madeira, enquanto nos Açores se prevê vento por vezes forte e chuva.
As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 1 de janeiro, enquanto as da A2, entre Lisboa e Algarve, avançam 60 cêntimos, para 23,30 euros, anunciou a concessionária.
O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, esteve em Vila Nova de Cerveira para uma visita à XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira e ao Palco das Artes.