O presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, e a presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Maritxell Batet Lamaña, proferem esta terça-feira uma palestra na Universidade do Minho sobre o tema “Portugal e Espanha na Europa”.
A iniciativa está agendada para as 15h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, e conta na plateia com estudantes da Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho, que vão colocar algumas questões aos oradores. O evento pode ser acompanhado em direto no YouTube da UMinho.
A sessão inclui ainda intervenções da presidente da EEG, Cláudia Simões, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, além do momento de perguntas e respostas, moderado pelo professor José Palmeira, do Departamento de Ciência Política.
A organização cabe à EEG, ao seu Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) e à Assembleia da República. A sessão insere-se no programa do X Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que decorre esta segunda e terça-feira, em Braga. Trata-se da décima edição deste Fórum, que visa o balanço anual das relações bilaterais entre os dois países e antecipa a XXXIII Cimeira luso-espanhola de Chefes de Governo, marcada para novembro e com a temática da inovação.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.