Logo
Cultura

“Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas” em Viana do Castelo

15 Abril, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de um dos mais marcantes espetáculos do teatro contemporâneo português.

Nos dias 26 de abril, sábado, às 18h00, e 27 de abril, domingo, às 16h00, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe o aclamado espetáculo “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, com texto, direção e interpretação de Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido.

Uma obra monumental que transporta o público numa viagem intensa pelo século XX português, resgatando histórias de pessoas comuns, testemunhas e protagonistas da resistência à ditadura, da guerra colonial e das transformações revolucionárias do país. Um trabalho de investigação e criação que teve início em 2011 e que, desde a sua estreia em 2014, permanece em constante atualização e digressão.

Descrito como uma “reconstituição quase detectivesca” dos acontecimentos que marcaram a nossa História, o espetáculo inclui um jantar e envolve o público num mergulho profundo nas memórias que o tempo ameaça apagar. A experiência culmina com um debate/conversa mediado por um(a) convidado(a), promovendo uma reflexão coletiva sobre os temas abordados, num momento imperdível para todos os que se interessam pelo poder da memória, da narrativa e da construção da História.

Os bilhetes, com preços entre 5€ e 10€, estão disponíveis na bilheteira local do Teatro Municipal Sá de Miranda e online em bol.pt.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.