Logo
Cultura

“Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas” em Viana do Castelo

15 Abril, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de um dos mais marcantes espetáculos do teatro contemporâneo português.

Nos dias 26 de abril, sábado, às 18h00, e 27 de abril, domingo, às 16h00, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe o aclamado espetáculo “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, com texto, direção e interpretação de Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido.

Uma obra monumental que transporta o público numa viagem intensa pelo século XX português, resgatando histórias de pessoas comuns, testemunhas e protagonistas da resistência à ditadura, da guerra colonial e das transformações revolucionárias do país. Um trabalho de investigação e criação que teve início em 2011 e que, desde a sua estreia em 2014, permanece em constante atualização e digressão.

Descrito como uma “reconstituição quase detectivesca” dos acontecimentos que marcaram a nossa História, o espetáculo inclui um jantar e envolve o público num mergulho profundo nas memórias que o tempo ameaça apagar. A experiência culmina com um debate/conversa mediado por um(a) convidado(a), promovendo uma reflexão coletiva sobre os temas abordados, num momento imperdível para todos os que se interessam pelo poder da memória, da narrativa e da construção da História.

Os bilhetes, com preços entre 5€ e 10€, estão disponíveis na bilheteira local do Teatro Municipal Sá de Miranda e online em bol.pt.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.

Regional 3 Fevereiro, 2026

União de Freguesias de Viana do Castelo lança concurso de fotografia aberto à população

A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Apoios à mobilidade da CIM Alto Minho entraram ontem em vigor com efeitos a janeiro

O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Descargas da barragem de Touvedo provocam inundações em Ponte de Lima e Ponte da Barca

As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.