A Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de um dos mais marcantes espetáculos do teatro contemporâneo português.
Nos dias 26 de abril, sábado, às 18h00, e 27 de abril, domingo, às 16h00, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe o aclamado espetáculo “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, com texto, direção e interpretação de Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido.
Uma obra monumental que transporta o público numa viagem intensa pelo século XX português, resgatando histórias de pessoas comuns, testemunhas e protagonistas da resistência à ditadura, da guerra colonial e das transformações revolucionárias do país. Um trabalho de investigação e criação que teve início em 2011 e que, desde a sua estreia em 2014, permanece em constante atualização e digressão.
Descrito como uma “reconstituição quase detectivesca” dos acontecimentos que marcaram a nossa História, o espetáculo inclui um jantar e envolve o público num mergulho profundo nas memórias que o tempo ameaça apagar. A experiência culmina com um debate/conversa mediado por um(a) convidado(a), promovendo uma reflexão coletiva sobre os temas abordados, num momento imperdível para todos os que se interessam pelo poder da memória, da narrativa e da construção da História.
Os bilhetes, com preços entre 5€ e 10€, estão disponíveis na bilheteira local do Teatro Municipal Sá de Miranda e online em bol.pt.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.