Logo
Cultura

“Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas” em Viana do Castelo

15 Abril, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de um dos mais marcantes espetáculos do teatro contemporâneo português.

Nos dias 26 de abril, sábado, às 18h00, e 27 de abril, domingo, às 16h00, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe o aclamado espetáculo “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, com texto, direção e interpretação de Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido.

Uma obra monumental que transporta o público numa viagem intensa pelo século XX português, resgatando histórias de pessoas comuns, testemunhas e protagonistas da resistência à ditadura, da guerra colonial e das transformações revolucionárias do país. Um trabalho de investigação e criação que teve início em 2011 e que, desde a sua estreia em 2014, permanece em constante atualização e digressão.

Descrito como uma “reconstituição quase detectivesca” dos acontecimentos que marcaram a nossa História, o espetáculo inclui um jantar e envolve o público num mergulho profundo nas memórias que o tempo ameaça apagar. A experiência culmina com um debate/conversa mediado por um(a) convidado(a), promovendo uma reflexão coletiva sobre os temas abordados, num momento imperdível para todos os que se interessam pelo poder da memória, da narrativa e da construção da História.

Os bilhetes, com preços entre 5€ e 10€, estão disponíveis na bilheteira local do Teatro Municipal Sá de Miranda e online em bol.pt.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.

Nacional 19 Dezembro, 2025

PJ detém três jovens por roubo agravado e sequestro em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.