Os alunos já podem candidatar-se à 3.º fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), havendo 3.030 vagas em cursos universitários e politécnicos.
Esta é a última oportunidade para os alunos concorrem este ano ao ensino superior, estando as candidaturas abertas até terça-feira, segundo o calendário da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
As vagas das instituições estão disponíveis no ‘site’ da DGES, sendo que mais uma vez há ligeiramente mais lugares em institutos politécnicos do que em universidades.
Há apenas 10 cursos com mais de 20 vagas e situam-se nos institutos politécnicos de Santarém, Setúbal e Leiria e nas universidades de Lisboa, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.
O curso de Agronomia do Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior Agrária destaca-se por ser o que apresenta mais lugares (31 vagas).
Os alunos poderão concorrer às 3.030 vagas de 634 cursos, sendo que 174 terão apenas um lugar.
Haverá também mais 10 vagas para o curso de enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e outras três para a escola do Porto.
Na 2.º fase ficaram colocados cerca de oito mil estudantes e sobraram quase quatro mil vagas, mas as instituições têm autonomia para decidir se querem disponibilizar todos esses lugares.
A regra é que as vagas da 3.º fase sejam em número igual ou inferior às vagas sobrantes da 2.ª fase.
Até ao momento, mais de 50 mil alunos já conseguiram um lugar num curso universitário ou politécnico, segundo os resultados das 1.º e 2.º fases de CNAES.
Na 1.ª fase, ficaram colocados 49.963, mas apenas 45.268 (91%) efetuaram a matrícula e inscrição.
Já na 2.º fase, cujo resultado foi conhecido há uma semana, ficaram colocados cerca de oito mil alunos.
Os resultados da 3.º fase serão conhecidos a 30 de setembro, dia em que começam as matrículas e inscrições que terminam a 02 de outubro.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.