Os alunos já podem candidatar-se à 3.º fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), havendo 3.030 vagas em cursos universitários e politécnicos.
Esta é a última oportunidade para os alunos concorrem este ano ao ensino superior, estando as candidaturas abertas até terça-feira, segundo o calendário da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
As vagas das instituições estão disponíveis no ‘site’ da DGES, sendo que mais uma vez há ligeiramente mais lugares em institutos politécnicos do que em universidades.
Há apenas 10 cursos com mais de 20 vagas e situam-se nos institutos politécnicos de Santarém, Setúbal e Leiria e nas universidades de Lisboa, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.
O curso de Agronomia do Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior Agrária destaca-se por ser o que apresenta mais lugares (31 vagas).
Os alunos poderão concorrer às 3.030 vagas de 634 cursos, sendo que 174 terão apenas um lugar.
Haverá também mais 10 vagas para o curso de enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e outras três para a escola do Porto.
Na 2.º fase ficaram colocados cerca de oito mil estudantes e sobraram quase quatro mil vagas, mas as instituições têm autonomia para decidir se querem disponibilizar todos esses lugares.
A regra é que as vagas da 3.º fase sejam em número igual ou inferior às vagas sobrantes da 2.ª fase.
Até ao momento, mais de 50 mil alunos já conseguiram um lugar num curso universitário ou politécnico, segundo os resultados das 1.º e 2.º fases de CNAES.
Na 1.ª fase, ficaram colocados 49.963, mas apenas 45.268 (91%) efetuaram a matrícula e inscrição.
Já na 2.º fase, cujo resultado foi conhecido há uma semana, ficaram colocados cerca de oito mil alunos.
Os resultados da 3.º fase serão conhecidos a 30 de setembro, dia em que começam as matrículas e inscrições que terminam a 02 de outubro.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.